quinta-feira, 8 de abril de 2021

TURISMO NO RS – Cânions de Cambará do Sul

 



Os cânions de Cambará do Sul ficam entre o Parque Nacional Aparados da Serra e a Serra Geral, bem na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A quase mil metros de altitude essa cidadezinha gaúcha guarda esses 2 importantes Parques com os maiores Cânions do Brasil. Vale muito sua visita! O cenário é tão tão lindo que já foi palco para novelas e minisséries como “A Casa das Sete Mulheres” que mostra bastidores da Revolução Farroupilha.



Os cânions de Cambará do Sul

Imagina que a região guarda 63 cânions com paredões que chegam a 900 metros e mais de 30 km de borda! Já fui duas vezes à Cambará do Sul, uma delas fiz a Trilha do Rio do Boi e a outra vez fiz as trilhas dos dois mais importantes cânions, o Itaimbezinho e o Fortaleza. Os Parques da região são administrados pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Infelizmente parece que os recursos necessários para cuidado e proteção desse importante patrimônio não estão chegando. Antes a entrada era cobrada, e os recursos não chegavam. Agora, ao menos, deixaram de cobrar a entrada, e o parque segue definitivamente sob os cuidados da natureza.

 

Cânion Itaimbezinho 



Localizado a 18 km do centro de Cambará do Sul, o Parque que abriga o Cânion Itaimbezinho é um dos mais antigos parques brasileiros, criado em 1959. O cânion com extensão de 5,8 km, tem largura de até 600m e altura de 720m. É o maior e um dos mais belos cânions de Cambará do Sul. Até a chegada dos europeus, a região era habitada pelos índios tupi-guaranis, que lhe deram o nome Itaimbezinho que, na língua indígena, quer dizer pedra afiada.

 

São três as principais trilhas deste parque:

 

Vértice – Trilha curta com menos de 1,4 km. Pode ser feita das 8:30 às 17hs. Não é necessário a utilização de guias.

Cotovelo – trilha leve também com entrada até as 15hs. Com 6 km de ida e volta e vários mirantes. Protegida por cercas e bem sinalizada. Em dias claros é possível avistar o litoral gaúcho e a planície catarinense.

Trilha do Rio do Boi – trilha feita na parte de baixo do cânion Itaimbezinho, dentro do Rio do Boi. Aventura incrível (requer guia especializado)  

 

Cânion Fortaleza


O Cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral, criado em 1992. Com 17,5 km2 e acesso pela estrada (CS-012) que dá continuidade à avenida principal de Cambará do Sul, a Getúlio Vargas. O nome vem da lembrança do formato de uma fortaleza.

São três trilhas:

Mirante do Fortaleza (4 km ida e volta),  Caminhada que é possível observar 95% do Cânion Fortaleza. Em dias claros é possível enxergar a planície catarinense e alguma parte do litoral gaúcho. A subida até o topo leva em torno de 1h. Fui com a Coiote Adventure, saindo do Parador Casa de Montanha. O acompanhamento de guia não é obrigatório, mas recomendável.

Cachoeira do Tigre Preto (2 km)

Pedra do Segredo (3 km)     

      

Trilha do Rio do Boi


São aprox. 14 km de extensão e é feita somente com guia credenciado na trilha. Dura o dia inteiro, com dificuldade de media a pesada.  A portaria da entrada para essa trilha fica na cidade de Praia Grande. Aventura que fizemos também com a Coiote Adventure. É segunda mais difícil da região de pois da trilha do rio do Tigre Preto, dentro do Canion Fortaleza.

 

Temos certeza que você irá se apaixonar por esse lugar !!

 

 

Pesquisa de:

Fabiana Thomaz                        

 

 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...