quinta-feira, 8 de abril de 2021

Entrevista com Diretor da UVZ - Carlos Soares

 


O Jornal Farroupilha traz para essa edição uma entrevista com o Sr. Carlos Soares, diretor da UVZ. Vamos conhecer esse departamento de nossa cidade e o grande trabalho que é realizado pela sua equipe e que traz amor e dignidade aos animais.


CARLOS SOARES
Diretor da UVZ - Unidade de vigilância e Zoonoses 



Jornal Farroupilha:  Pode nos explicar o que significa UVZ ?

Carlos Soares : A Unidade de Vigilância de Zoonoses – UVZ é um departamento vinculado a Secretaria Municipal da Saúde. Tem como atribuições realizar ações e serviços de saúde voltados para vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública.

Jornal Farroupilha:  Que serviços são oferecidos a comunidade Alvoradense?

Carlos Soares:   São desenvolvidas ações estratégicas de controle das populações de animais de relevância para a saúde pública enquanto fatores de risco de transmissão de doenças e agravos zoonóticos, ou seja, transmitidos entre animais e seres humanos como a Raiva, Leishmaniose, Leptospirose entre outras. 

Jornal Farroupilha:  Que tipo de tratamento os animais recebem na UVZ?

Carlos Soares:    Os animais recolhidos e acolhidos na Unidade após os períodos de observação e descarte do risco de transmissão de zoonoses recebem tratamentos, quando necessários, são castrados e recebem um chip de identificação e são colocados para adoções responsáveis em nossas páginas: Facebook– Unidade de Vigilância de Zoonoses e Instagram–uvz.alvorada.

A unidade encontra-se em obras para desenvolver melhor suas atividades. Além disso, deu inicio aos programas de Registro Geral de Animais (RGA) através de microchipagem e de esterilização de fêmeas Caninas e Felinas, no entanto devido ao momento da pandemia, estão momentaneamente suspensos.

 

Importante ressaltar que, a Unidade não dispõe de atendimento através de consultas, exames laboratoriais ou de imagem, não sendo uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Veterinária.

Jornal Farroupilha:  Deixe uma mensagem de reflexão referente ao abandono de animais.

Carlos Soares:   Situações envolvendo suspeita de maus tratos e abandono devem ser denunciadas aos Órgãos Competentes do meio ambiente e policiais por se tratarem de crimes ambientais.

 

Assista o vídeo onde mostra como funciona a Microchipagem

O lindo Cãozinho se chama Guigo 🐕🐕

https://www.facebook.com/uvz.alvorada/videos/pcb.126789576114616/154033189810729






ADOTE !!


Estamos te esperando !!!



Entrevista de:
Fabiana Thomaz










Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...