quinta-feira, 15 de abril de 2021

ENTREVISTA- Luiz Daniel da Silva autor do Projeto de Lei nº 003/2007 Destaque Tradicionalista

 


Jornal Farroupilha:  Seu nome e  Entidade a qual faz parte?

Daniel:  Luiz Daniel da Silva - Prof. Daniel e minha entidade tradicionalista é o Centro de Tradições Gaúcha  Sentinelas o Pago.

Jornal Farroupilha:  Você foi um dos idealizadores  do destaque tradicionalista de Alvorada, o que levou você a criar este projeto na Câmara de vereadores,?

Daniel:  Comecei a me envolver no tradicionalismo de nossa cidade em 2005. Percebi que não havia  divulgação nos meios de comunicação sobre este trabalho realizado pelas entidades (CTGs). Comecei a  escrever e divulgar  no Jornal A Semana , sobre o  assunto. Estando vereador nesta época, resolvi criar o Projeto de Lei nº 003/2007 que institui o prêmio "Destaque Tradicionalista", bem como os Projetos  de "  ensino da Cultura Gaúcha na rede municipal de ensino e o Dia da  Cultura Tradicionalista" em 2008 para incentivar nossas entidades.

Jornal Farroupilha:  Em qual ano foi criado o Destaque?

Daniel:   O projeto foi criado e aprovado em março de 2007, e se constituía em três modalidades de destaque e homenageados: 1) Entidade destaque; 2)  Indicação de um membro destaque de cada entidade;  3) Professores destaque  de Danças Tradicionais .

Jornal Farroupilha:  Qual a importância que você acredita que teve este destaque a todos os tradicionalista ?

Daniel:  Como falei anteriormente, na época não se falava muito do trabalho das entidades e, a partir deste projeto,  elas começaram a ter mais visibilidade, buscando sempre o melhor desempenho de suas atividades para conseguirem conquistar o prêmio.

Jornal Farroupilha:  Qual  a importância pra você do movimento tradicionalista em nosso município?

Daniel:  O Tradicionalismo em nosso município tem muita importância pois é um segmento cultural muito representativo. Daqui saíram nosso "Guri Destaque Campeiro  (Neto Breyer) em 2006 e a Primeira Prenda do Estado Gabrielli Pio em 2008.

Jornal Farroupilha:  Você é professor acredita que o tradicionalismo influencia na educação de nossas crianças?

Daniel:  Como professor vejo cada dia mais a necessidade de manter nossas crianças e jovens envolvidos em projetos e atividades sadias. Nos CTGs eles aprendem a respeitar e amar nossas tradições, conhecer nossa história.

Jornal Farroupilha:  Deixe uma mensagem  a todos os tradicionalista?

Daniel:  Sabemos que as nossas entidades enfrentam dificuldades financeiras para se manterem, principalmente nos últimos dois anos com o advento da pandemia COVID-19. Gostaria que não desistissem de manter a chama acesa do nosso tradicionalismo,  representando em nível elevado a nossa cidade de Alvorada como sempre fizeram.

 

 

Entrevista de:

Klara Beyer – Prenda CTG Bento Gonçalves da Silva


Um comentário:

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...