quinta-feira, 8 de abril de 2021

Batalha do Barro Vermelho.


O combate que tingiu o solo de sangue.

 

No terceiro ano da guerra civil, ocorreu um dos mais violentos embates da Revolução Farroupilha. Conflito travado em Rio Pardo- RS, em 30 de abril de 1838, que resultou na vitória dos farrapos contra as forças imperiais.

 

Em 17 de março os republicanos estavam acampados em Pederneiras, situada a uns 9km da vila. Os imperiais que contavam com 1700 homens, sendo 500 a cavalo, aguardavam o ataque rebelde através da ponte sobre o Rio Pardo. O ataque no entanto,  ocorreu de outra forma. Após receberem reforços, os farroupilhas se embrenharam no mato, abrindo uma picada através de banhados e atoleiros. Depois, improvisaram uma ponte e atravessaram o Rio Pardo, acampando em 27 de abril, no Rincão Del Rey. Neste local os comandados de David Canabarro surpreenderam as tropas legalistas de Andrade Neves que foi obrigado a recuar até a coxilha de Barro Vermelho.


Às 5 horas da madrugada do dia 30 de abril, 3000 combatentes farrapos marcharam contra as defesas Imperiais, e um grande entrevero de espadas, lanças, cavalos, tambores e clarins tomou conta da coxilha até o nascer do sol, quando os rebeldes conseguiram furar (pelo centro) o bloqueio legalista, estabelecendo o pânico entre as linhas inimigas. Cerca de 800 Imperiais foram capturados, outros 370 lutaram até a morte e os demais fugiram.

Os republicanos, que tiveram em torno de 200 baixas, conseguiram se apoderar de 8 peças de artilharia, mais de mil armas de infantaria, 8 mil cartuchos de munição e dinheiro. O combate durou mais ou menos uma hora, quase no final, foi aprisionada a banda de musica completa do 2 Batalhão de Fuzileiros Imperiais, da qual era maestro Joaquim José de Mendanha, os componentes da banda foram tratados com respeito pelos vencedores. Convencido pelos lideres farroupilhas, o Maestro Mendanha compôs a música do Hino que hoje representa o nosso estado.

A letra do Hino Rio-Grandense foi composta por Francisco Pinto da Fontoura, guerreiro Farroupilha. O Hino foi oficializado pela lei nº 5.213, de janeiro de 1966.

Os farrapos comandados por Bento Gonçalves, Bento Manuel, Antônio de Souza Netto e Domingos Crescêncio.  Comandando as forças imperiais o marechal Sebastiao Barreto e o major José Joaquim de Andrade Neves.

Em 25 de novembro de 1839 o Major legalista Francisco Pinto de Abreu atacou e retomou a vila, os farroupilhas tentaram evitar que a banda do Maestro Mendanha fosse libertada, mas não conseguiram.

Depois desse embate, Rio Pardo foi dominada  pelos legalistas até o final da Revolução Farroupilha.


Hoje, na cidade de Rio Pardo, o local da batalha é denominado Praça 30 de Abril ou Praça da Cruz do Barro Vermelho, tem uma cruz como monumento.

 

 

 

 

Pesquisa de:

 Sandra Ferreira - 1 chinoca do CTG Sentinelas do Pago.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...