quinta-feira, 1 de abril de 2021

TRADIÇÃO - Ovos de Páscoa com Cricri.

 


Não podemos esquecer o verdadeiro simbolismo do Natal, a Ressuscitou de Jesus, junto com esta celebração temos vários costumes e características, faz parte da tradição do nosso Rio Grande do Sul, desde que somos pequenos nos acostumar com uma páscoa gaúcha com ovós de galinha pintados e cricri !

 

Faz parte dos costumes , quando nos conhecemos e entendemos o espaço observamos tudo a nossa volta,  assim se passam as tradições avós, mães e netos e filhos vão acompanhando , e a celebração da Páscoa faz parte com certeza!

 

Graças a associação de que ovo é símbolo de vida, ressurgimento ele virou um símbolo muito conhecido da páscoa e então antes da Semana Santa chegar famílias começam a  guardar cascas de ovos de galinha,

 O truque para mantê-las íntegras, é remover a clara e a gema através de um pequeno furinho, da espessura de um dedo, e lavá-las com água, sabão e um pouquinho de água sanitária.

 

  E então chegou a hora mais divertida onde principalmente as crianças entram e ação, pintar!

Por toda a parte escolas, e até mesmo em eventos públicos encontramos crianças soltando a imaginação através da pintura bonde é também um momento de reunião familiar  muitas vezes!

 Normalmente é utilizado tintas guache!

 

Amendoim Cri-Cri Tradicional

 

Os ovinhos naturais são limpos, pintados e recheados com amendoim doce!

 

 

Ingredientes:

3 xícaras de amendoim cru com casca

3 xícaras de açúcar cristal

1 ½ xícara de água

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

 

Como fazer:

1-Misture todos os ingredientes na panela, exceto o bicarbonato, e mexa sem parar em fogo médio.

2-Quando o açúcar começar a derreter e envolver os amendoins, adicione o bicarbonato e continue mexendo até que se forme uma crostinha crocante.

3-Desligue, espalhe os amendoins sobre uma superfície e espere esfriar. Dá para rechear de 20 a 25 casquinhas de ovos.

 

 

O Jornal Farroupilha trouxe hoje essa tradição alemã levada de geração em geração através dos gaúchos, herança deixada pelos alemães e incorporada a nossa cultura!

 

 

Pesquisa de:

Antonia Valim – Prenda Mirim Farroupilha

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...