quinta-feira, 15 de abril de 2021

TURISMO NO RS – Ametista do Sul

 


Ametista do Sul, município encantador, conhecido por suas belezas naturais e raras. Entre seus atrativos estão os pontos turísticos, os quais é possível  estar em contato direto com a natureza, sentindo a energia de seus minerais, ametista e citrino, encontrados em forma bruta ou lapidada, prestigiar passeios em galerias subterrâneas, apreciar vinhos envelhecidos em minas desativas e até mesmo aguçar o paladar no único restaurante adaptado em um garimpo em que eram extraídas preciosidades.

Também, conta com amplas variedades de lojas, sendo possível a apreciação e aquisição da pedra bruta, objetos de decoração, joias e artesanato. Após as compras, é hora de se divertir em nossas petiscarias, bares e pizzarias, locais regados de comida boa, muita alegria e hospitalidade.

Para finalizar o dia, que tal descansar? Venha aproveitar o conforto e comodidade de  hotéis e pousadas.

Está localizada a maior jazida de pedra ametista do mundo. Estamos localizados ao Norte do Estado do Rio Grande do Sul, a 438 Km da capital, Porto Alegre, e 93 Km de Chapecó/Santa Catarina.

As melhores atrações para visitar em Ametista do Sul são:


Ametista Parque Museu


O Ametista Parque Museu é um complexo turístico localizado no município de Ametista do Sul, no norte do Estado do Rio Grande do Sul, onde está a maior jazida da pedra ametista do mundo, sendo conhecida como a capital mundial da pedra ametista.

Além de apreciar a coleção de pedras raras, constituída durante mais de 15 anos, o visitante faz um passeio no subsolo do museu, podendo ver exatamente nos incontáveis garimpos onde e como as pedras são retiradas, tudo isso com acompanhamento de guias especializados. São galerias subterrâneas com mais de 200 metros de profundidade, sendo uma visita inesquecível, pois as galerias se ramificam formando um labirinto em cujas paredes reluzem os cristais no exato local em que se formaram. Sendo galerias de piso nivelado, bem iluminadas, largas e altas com mais de 25 anos de exploração. Dentro de uma das galerias existem bancos que permitem o repouso do visitante.


Paróquia São Gabriel de Ametista do Sul


Em meados de 1946 as famílias pioneiras iniciaram a devoção com uma imagem de Santo Antônio em cima de um toco de madeira onde rezavam o terço. No mesmo ano, foi construído mini-capitel de 2x2 onde cabiam apenas o Padre e o Sacristão. No verão do mesmo ano foi celebrada a primeira Missa pelo Padre Luiz Sponchiado.

Com o crescente número de pessoas, a Igreja tornou-se mais uma vez pequena para acolher a demanda de fieis. Então no ano de 2003 foi iniciada uma reconstrução de uma nova Igreja. Esta Igreja aos poucos foi tomando forma em tamanho e beleza. O revestimento em pedras preciosas faz com que ela se torne diferente das outras. Hoje é a única no mundo revestida com mais de 40 toneladas de Pedras Ametistas. Pedras estas, que são extraídas deste solo.


Esta Igreja foi inaugurada e consagrada no dia 28 de setembro de 2008, sendo única no mundo, tornou-se um centro turístico, acolhendo visitantes do mundo inteiro.


Pirâmide Esotérica




A pirâmide esotérica é um local para meditação, pois sustenta o poder mágico dos minerais em suas paredes internas, ela também simboliza a ligação entre a terra e o céu. A pirâmide esotérica possui um centro místico mágico, acredita-se que as orações feitas ali serão levadas diretamente as divindades. A parte superior da pirâmide concentra mais energia, enquanto sua base acumula um tipo de energia mais tranquila mais calma.


A base da pirâmide é quadrada e representa terra, seus quatro ângulos representam: Verdade, inteligência, silêncio e profundidade.


Vinícula Ametista


Situada na maior jazida de pedras do mundo, a Vinícola Ametista possui um terroir exclusivo para o cultivo de uvas. Utiliza antigas  caves subterrâneas para a maturação e o envelhecimento de vinhos! Produtos com diferencial e alto padrão de qualidade.


Os visitantes da vinícola podem aproveitar toda a beleza natural do local para um passeio no interior das galerias onde os vinhos passam pelo processo de envelhecimento, ou seja, um passeio à meio de cristais incrustados no basalto.


Garimpo em Atividade


Na chegada, a primeira surpresa é o passeio pela trilha ecológica, com um percurso de 250m em meio à mata nativa, mostrando a preservação da fauna e da flora local. O destino leva até a área de garimpo com entrada às galerias, onde os turistas serão recepcionados pelos garimpeiros e guias treinados, conduzindo assim o passeio subterrâneo.


Na oportunidade o garimpeiro apresentará seus equipamentos de trabalho e funcionamento de um garimpo, a perfuração da rocha, a retirada do geodo e o sistema de explosivos com licença do exército. Os visitantes dispõem também de uma conversa com o garimpeiro para saber mais sobre seu trabalho diário.

A segurança de todos é uma prioridade e o passeio proporciona momentos inesquecíveis.


Restaurante Subterrâneo de Ametista do Sul 


Segundo os proprietários do Belvedere Mina, “os cristais de Ametista são a manifestação mais pura de energia e de luz. Sua positividade purifica o ambiente, fortalece a sabedoria e a vitalidade. Seus efeitos e benefícios são essenciais à mente e a espiritualidade, acalmando o sistema nervoso e as emoções”.


As mesas charmosas têm suas bases feitas com pedras ametistas coloridas. Os tampos de vidro fazem questão de deixar essas preciosidades sempre à mostra.

 

Lá dentro, a temperatura amena, sem em torno de 18 e 20 graus, desperta incríveis sentimentos de bem-estar e calmaria, tornando a experiência ainda mais encantadora.

 

Ficou com vontade se fazer as malas e partir?

Espere a pandemia amenizar e pé na estrada!!

 

 

Pesquisa de:          

Fabiana Thomaz











Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...