quinta-feira, 15 de abril de 2021

FOLCLORE - Lenda da cuca.


Origem da Lenda:

Acredita-se que a Lenda da Cuca tenha origem Ibérica, baseada na criatura “Coca”, que significa “crânio, cabeça”. A Coca era um dragão comedor de crianças desobedientes que fica a espreita nos telhados das casas, para pegar crianças que fazem malcriação.

A Cuca trata-se de uma bruxa velha com aparência assustadora que possui cabeça de jacaré e unhas imensas, cabelos amarelos, sua voz é horrível e seu grito pode ser escutado a quilômetros de distâncias, a Cuca rapta as crianças desobedientes.

Lenda:



Conta a Lenda, que ela vive numa caverna preparando feitiços e vigiando a floresta através do seu espelho mágico, onde ela pode ver tudo o que está acontecendo.

A Cuca está sempre atenta, e é temida por raptar às crianças que não obedecem aos pais e também as que não dormem na hora certa.

Segundo a lenda, a Cuca dorme uma noite a cada sete anos. Quando ela completa mil anos, aparece um ovo próximo a sua casa, e dele surge uma nova Cuca, mais malvada do que a anterior. A Cuca com mil anos deve lançar um feitiço e se transformar em um pássaro com o canto triste.

                                    

           Músicas da Cuca:

 

Canção de ninar:

  

Nana neném

Que a Cuca vem pegar

Papai foi na roça

Mamãe foi trabalhar.

       

A cuca te pega.

 

Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega

E pega daqui e pega de lá

Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega

E pega daqui e pega de lá

A Cuca á malvada e se fica irritada

A Cuca é zangada, cuidado com ela

A Cuca é matreira e se fica zangada

A Cuca é danada, cuidado com ela.


 

Pesquisa de :

Sandra Ferreira - 1 chinoca do CTG Sentinelas do Pago.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...