quinta-feira, 1 de abril de 2021

POESIA- COMO SE TRANSMITE A TRADIÇÃO

 


Autor: Dimas Costa

 

Minha mãe me deu as bombachas,

As botas me deu o pai.

E lá das bandas do Uruguai,

Um tio, chamado Lourenço,

Me mandou umas alpargatas.

E outro tio, lá de fora,

Me mandou um par de espora

E um irmão me deu um lenço.

 

Retovado de presentes,

Fila daqui, fila dali,

De repente eu me vi,

Deste jeito assim trajado,

E meu avô, véio aragano,

Nascido em Dom Pedrito,

Me deu, pra ser igualito,

Um chapéu desaforado.

 

Uma tia, que é professora,

Com paciência e com carinho,

Me ensinou até um versinho

Que eu digo assim, numa trova:

Não reparem este meu jeito,

Pois diz um velho ditado:

Não há cuera mais entonado,

Que um guri de roupa nova.

 

Mas peço que vocês entendam,

Fora de brincadeira,

Que esta é a maneira

Da família do rincão,

Transmitir para as crianças,

Com orgulho, com amor,

Toda a beleza e o valor,

Da gaúcha tradição.

 

 

 

 

Pesquisa de

Antonia Valim – Prenda Mirim Farroupilha


Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...