quinta-feira, 29 de abril de 2021

Origem da Dança.



Desde 1982, no dia 29 de abril, comemora-se o dia internacional da dança, instituído pela UNESCO, em homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre.

A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria.

A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.

 


O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.


Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos.

Nas cortes do período renascentista, as danças voltaram a ter caráter teatral, que estava se perdendo no tempo, pois ninguém a praticava com esse propósito. Praticamente daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como espetáculos teatrais, onde passos, música, vestuário, iluminação e cenário compõem sua estrutura.


No século XVI surgiram os primeiros registros das danças, em que cada localidade apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princípio, não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e, consequentemente, os ritmos das danças.

Assim como a mistura dos povos foram acontecendo, os aspectos culturais foram se difundindo.

O maracatu, o samba e a rumba (dança cubana), são prova disso, pois através das danças vindas dos negros, dos índios e dos europeus esses ritmos se originaram.

Hoje em dia as danças voltaram-se muito para o lado da sensualidade, sendo mais divulgadas e aceitas por todo o mundo.



As danças gaúchas são algumas das mais antigas Danças Populares Brasileiras. Tiveram origem na Espanha em meados dos séculos XVII e XVII.

A mais típica representação do Rio Grande do Sul é o fandango, que, posteriormente, se entremeou ao sapateado.

Fandango é um estilo musical proveniente da Espanha, as principais características dessa dança são os seus movimentos considerados frenéticos pela agilidade e velocidade com que são executados.

Por meio do fandango originou-se no Rio Grande do Sul, uma série de outras danças, com nomes e características próprias, para as apresentações de dança são usados trajes de pilcha.

Com traços camponeses, as danças  gaúchas tem como características principais o sapateado forte com movimentos velozes com bastante agilidade. São danças desafiadoras e contagiantes sempre valorizando o respeito e a diversidade.

Primeiro Manual de Danças Gaúchas,  foi lançado em maio de 1953, por Paixão Cortes e Barbosa Lessa.

“As danças que apresentamos neste Manual, estão impregnadas do verdadeiro sabor crioulo do Rio Grande do Sul, são legitimas expressões da alma gauchesca, em todas elas, está presente o espirito de fidalguia e respeito a mulher.... (Cortes;Lessa)

 

O corpo é meu instrumento e a dança é a minha alma.



 

Pesquisa de:

 Sandra Ferreira / 1 chinoca do CTG Sentinelas do Pago.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...