quinta-feira, 1 de abril de 2021

Páscoa e a Tradição Gaúcha

 


A maneira de comemorar a Páscoa tem origem nos mais remotos tempos, vindo desde os povos pagãos. Embora os hábitos e costumes sejam diferentes entre os povos, na essência, o espírito desta manifestação religiosa é praticamente o mesmo em todo o mundo.


O COELHO – juntamente com o OVO de Páscoa, formaram, desde cedo, mais um dos elementos que têm raízes pagãs dos nossos usos na Páscoa. Por ser um bichinho com grande capacidade de reprodução, muita fertilidade, o coelho é sinônimo de “Renovação e Renascimento”. A história do “Coelho da Páscoa” surgiu por volta de 1215, na Alsácia, na França, e na América foi introduzido pelos imigrantes alemães.


OVOS – simbolizando para a Igreja “Nascimento e Renovação”. Muitos séculos antes de cristo, os chineses já se ocupavam com a requintada arte de colorir ovos.

 

Várias foram as influências que os costumes gaúchos sofreram com a imigração. Imigrantes como os poloneses, trouxeram tradições que podem ser revividos em nossa comunidade gaúcha: o hábito de freqüentar a Igreja na Semana Santa. Na cerimônia religiosa do Sábado de Aleluia, os presentes na igreja confraternizam, trocando saudações – “wesotego”, ou seja, Feliz Páscoa. É característica a pintura de ovos decorados com desenhos, com os seguintes significados: animais (saúde), sol e estrelas (longa vida e fortuna), ramos de trigo (boa colheita) e flores (amor e amizade). Estes ovos, assim decorados, são recheados com amendoim e são denominados de “Pisanki”.



Os imigrantes alemães introduziram o coelho como símbolo da Páscoa. Brincadeiras divertidas de caça ao ninho ou ao coelho, procura de ovos de galinha, cozidos e também pintados, escondidos em árvores e pelos cantos da casa.


No dia de Páscoa é comum que os irmãos mais velhos acordem os menores batendo neles com sapatos, travesseiros para “tirar a aleluia”, batendo nos outros como se estivessem batendo no Judas, que traiu Cristo.

 

 

Fonte:   http://ctgglaucussaraiva.blogspot.com/2009/04/pascoa-e-tradicao-gaucha.html

 


Pesquisa de:

Fabiana Thomaz

 

 


 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...