quinta-feira, 22 de abril de 2021

Cultura do Chimarrão.

 


O chimarrão é legado da cultura indígena que se mantém presente no costume dos gaúchos, constitui-se de uma das tradições mais representativas deste povo, é também conhecido como Mate Amargo, mas não tem nada de amargo em seu significado, que é sinônimo da hospitalidade e da amizade do gaúcho.

Os primeiros povos de que se tem conhecimento de terem feito uso da erva mate, são os índios guaranis que habitavam a região sul do país, o consumo da erva era comum entre os moradores.

Um pouco da história:

Os indígenas tomavam a bebida em pequenos porongos com auxílio do (Tacuapi) bomba feita pelos índios com taquara, cuja base havia um trançado de fibras que impedia que as partículas das folhas passassem. Com o passar do tempo, o hábito de tomar chimarrão foi passado dos índios para os colonizadores, e foram criados utensílios para aprimorar essa prática.

Com o aumento do consumo, aumentou também a produção da erva-mate, seu crescimento foi tanto que chegou a ser a mais importante atividade econômica brasileira da metade do século XVI até 1632.

O chimarrão chegou a ser proibido no sul do Brasil durante o século XVI, sendo considerado “erva do diabo”, pelos padres jesuítas das reduções do Guairá. A partir do século XVII, no entanto, eles mudaram de ideia com relação a bebida e passaram a incentivar seu uso com o objetivo de afastar a população local do consumo de bebidas alcoólicas.

Constituição do Chimarrão:

É composto por cuia, bomba, erva mate e água quente, que não pode estar fervendo, para não queimar a boca e não tirar as propriedades medicinais da bebida.

A erva mate é o segredo do chimarrão, ela define o sabor da bebida, que em geral tem um típico amargor, podendo conter misturas de chás (essa mistura é conhecida como mate jujado). Essa erva é originaria das folhas e caules finos da árvore ILEX PARAGUARIENSIS, e para estar pronta para uso, passa por vários estágios de secagem, torragem e trituração.

Propriedades do chimarrão:

Rico em vitamina B1, B2 e C, bem como sais de cálcio, ferro, sódio e magnésio, é considerado por estudiosos como estimulante geral, além de diminuir a fome, auxiliar na digestão, combater a fraqueza e curar ressaca.

O folclorista Luiz Carlos Barbosa Lessa afirma em “História do chimarrão), que o chimarrão desperta funções de inteligência, diminui a sensação de sede e a fadiga, tonifica o coração, diminui a produção de ureia, ajuda na função renal e ainda combate o cansaço intelectual.

 

O dia do chimarrão é comemorado no dia 24 de abril.

No dia 20 de junho de 2003, o Chimarrão se tornou bebida símbolo do Rio Grande do Sul, sob Lei 11.929.

E a cidade de Venâncio Aires, é a capital nacional do Chimarrão.

 

 

Não importa se está sozinho ou numa roda, se está perto ou longe de casa, o chimarrão é sempre companheiro dos gaúchos!!!

 

24 de abril dia do chimarrão.

 

 

Pesquisa de:

 Sandra Ferreira/  1 chinoca do CTG Sentinelas do Pago.               

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...