terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Troféu Destaques dos Festivais 2020

 



Essa semana recebemos  uma grande notícia. O festival de poesia Adelante do Verso, único festival da nossa cidade de Alvorada entrou como uns  dos principais festivais de poesia do nosso Estado pelo blog Ronda dos Festivais.  Junto ao Adelante do Verso estão  Esteio da Poesia Gaúcha, Tertúlia da Poesia, rodeios de poesias- vacaria entre outros tão ilustres.

                          Segue abaixo conteúdo completo feito pelo Jairo Reis       

 

ESTES SÃO OS "DESTAQUES DOS FESTIVAIS 2020"

 

Buenos dias, gauchada festivaleira. 

Anualmente, nos derradeiros dias do mês de dezembro, o blogue Ronda dos Festivais apresenta aos seus leitores o elenco de agraciados com o TROFÉU DESTAQUES DOS FESTIVAIS.

Há 22 anos, a tradicional e tão esperada premiação, revela os nomes daqueles poetas, compositores, intérpretes, instrumentistas, declamadores e amadrinhadores que brilham nos palcos do sul do Brasil durante cada temporada de festivais de música e de poesia.   E faremos isso novamente em 2020, apesar das circunstância que marcaram esse ano atípico, com características esperadas para todos nós. Razão pela qual, faz-se necessária uma pequena narrativa sobre o que aconteceu nos últimos 12 meses no cenário do nativismo gaúcho.

Lá no início do ano, aqui mesmo no blogue, projetamos a realização de 50 festivais de janeiro até dezembro. Tal expectativa acabou frustrada, a partir da confirmação oficial de que havia uma pandemia de coronavírus instalada entre nós. Era metade do mês de março, quando a assustadora novidade, obrigou a gauchada a se entocar nos ranchos, assim, de vereda.  As aglomerações de pessoas passaram a ser proibidas, o uso de máscara tornou-se obrigatório e o álcool 70 virou nosso parceiro inseparável.

Estas medidas (necessárias) acabaram por inviabilizar a realização dos festivais nos moldes tradicionais, com presenças físicas de participantes e de plateias.

Diante da impossibilidade de promover eventos presenciais, alguns produtores vislumbraram uma alternativa para a retomada das atividades, qual seja, de promover festivais no formato virtual, transmitidos pelas plataformas que a internet nos oferece. 

A primeira iniciativa neste novo modelo, foi a Ronda Virtual da Canção, lançada no início do mês de abril e realizada na noite de 22 de maio. A transmissão da Ronda, via Facebook, registrou inacreditáveis 140 mil visualizações, um recorde de público, não alcançado por nenhum dos demais certames realizados durante o período pandêmico, de março a dezembro.

Nos meses seguintes, aconteceram mais 18 festivais de música e 05 de poesia, todos no método virtual ou parcialmente virtual.

Os concorrentes adaptaram-se bem ao novo formato que, igualmente, foi muito bem aceito pelo público internauta.

Ao final deste necessário relato, concluímos que, apesar de tudo, no insólito ano de 2020 foram realizados 29 festivais, seis deles no formato tradicional.

É obvio que iremos, mais uma vez, propagar a relevância dessa “usina de criação poético-musical” formada pelos festivais nativistas, bem como os benefícios que dela resultam.  Este é o principal objetivo do Troféu Destaques dos Festivais, cujos agraciados de 2020 passamos a divulgar a partir de agora.

Antes, porém, é importante deixarmos claros os parâmetros que norteiam desde sempre a nossa iniciativa:

1. Foram considerados 22 (vinte e nove) festivais de Música e 07 (sete) de Poesia em cujos regulamentos estão previstas mostras competitivas, nativistas ou entendidas como tal, com as obras concorrentes determinadas por triagem prévia, apresentadas em placo ou através de transmissões ao vivo; 

2. Não integram esta estatística os festivais de tema, também chamados de “costeiros” ou “de barranca” e as mostras reconhecidas como "etapa local".

3.  Além dos eventos promovidos no Rio Grande do Sul, foi inserido no levantamento o festival de poemas Florada de Versos, realizado na cidade de Blumenau/SC, em virtude de ter disso um certame com características idênticas aos que ocorrem no RS e por contarem com significativa participação de poetas, declamadores e amadrinhadores gaúchos.

4. Em 2020, foram contempladas duas categorias:  MÚSICA e POESIA;

5. O critério para definição dos Destaques, desde a sua primeira edição, é a cumulatividade, ou seja, a soma dos prêmios conquistados em cada modalidade;

6. As modalidades do TDF foram definidas pelo autor do levantamento, o comunicador e produtor nativista Jairo Reis, num formato de fácil compreensão.

7. Eventuais empates serão resolvidos considerando-se outras premiações que os indicados eventualmente tenham obtido, respeitando-se a representatividade hierárquica do prêmio (Primeiro lugar, segundo, terceiro, e assim, sucessivamente).

8. Os vencedores de cada modalidade receberão um exemplar do Troféu Destaques dos Festivais, oferecido pelo comunicador Jairo Reis e pelo blog Ronda dos Festivais.

9. O ato de entrega dos troféus aos vencedores será realizado num evento para este fim, programado para a cidade de Santo Antônio da Patrulha, em data e local a serem definidos e divulgados oportunamente.

 

Feitos estes esclarecimentos iniciais, passamos a divulgação dos Destaques, iniciando pela Categoria  FESTIVAIS DE POESIA.

 

Os festivais considerados neste levantamento foram:

Rodeio de Poesias – Vacaria;

6º Esteio da Poesia Gaúcha – Esteio;

6ª Tertúlia da Poesia - Santa Maria;

1º Adelante do Verso - Alvorada;

3ª Sinos do Verso Gaúcho – São Leopoldo;

1ª Florada de Versos – Blumenau/SC

1º Festival Unidos Pela Tradição – Tapejara

 

Segue o Link para conferir toda a matéria


https://rondadosfestivais.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...