quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Especial de Natal – Panetone


Sem dúvidas um dia pratos mais típicos do Natal do brasileiro é o Panetone, mas você sabe como surgiu este delicioso prato?

Tem duas lendas mais conhecidas que falam sobre sua origem. Uma diz que o prato foi criado por um padeiro: Toni, que trabalhava na padaria Della Graxos em Milão, ele acabou se apaixonando pela filha de seu patrão e na tentativa de impressiona-lo criou um pão doce, que os fregueses pediam por " Pani de Toni" , que evoluiu para o " panattón" do vocábulo milanês, e depois para panettone- italiano!

Já a outra lenda fala que o panetone foi criado na corte de Ludovico, o Mouro na véspera do Natal de 1494-1500 . Em uma das belíssimas ceias , o panetone foi  queimado , um dos funcionários da cozinha ( Antônio) havia preparado uma massa com sobras de ingredientes, que queria levar para casa. Mas sem opções ofereceu sua massa para servir, Ludovico e todos ficaram deslumbrados com tal prato e perguntou o nome , Antônio disse que ainda não tinha nome, então Ludovico resolveu chamar de " Pani de Toni" !

Atualmente, o panetone é comercializado em unidades, geralmente de 500 gramas. Nas últimas décadas, surgiram inúmeras variedades de recheios de panetone .

Vamos de Receita?


INGREDIENTES

1 kg de farinha de trigo peneirada

3 ovos (grandes)

1 copo (americano) de açúcar

1 pitada de sal

2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

250 ml de leite morno

50 g de fermento biológico

300 g de frutas cristalizadas (ou cubos de chocolate)

250 g de uva passa (de preferência sem sementes)

20 ml de essência de panetone (opcional)

raspas de 1 limão

MODO DE PREPARO

1-Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, a manteiga (ou margarina), o leite, o fermento e a essência, por aproximadamente 30 segundos.

2-Em um recipiente grande, coloque a farinha peneirada, abra um furo no centro e acrescente os ingredientes batidos.

3-Amasse bem até que a massa se solte das mãos.

                  4- Em seguida, adicione as frutas, uvas passas e raspas do limão.

5-Distribua a massa em formas para pudim com furo central, untadas com margarina, até a metade da assadeira.

6-Deixe crescer até dobrar de volume.

 

Faça um corte em x em cima da massa, pincele gemas batidas e leve para assar até dourar. OBS: Também pode ser usada uma forma de papel própria para panetone (vendida em casas do ramo) untada com margarina.!

 

 

Pesquisa de:

Antonia Valim – Prenda Mirim Farroupilha


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...