quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Especial- NATAL 2020 - A Origem!

 


Com a chegada do mês de Dezembro chega também o espírito natalino: amor, decoração da casa, receitas deliciosas, reuniões de família e etc, o que infelizmente este ano não será possível por conta da pandemia, mas a família vai estar junto com e coração a até mesmo virtualmente!

O que se sabe atualmente é que o Natal, enquanto comemoração cristã, não existia até o final do século II d.C., provavelmente até o final do século III d.C.. Na época, existia uma discussão entre os grandes nomes do cristianismo sobre a data do nascimento de Cristo, mas nenhuma delas mencionava o dia 25 de dezembro.

 

Então, como o dia 25 de dezembro acabou abrigando a comemoração pelo nascimento de Cristo? A resposta dada pelos historiadores é que a escolha da data, provavelmente, foi uma reação da Igreja Católica contra festividades pagãs. No caso do dia 25 de dezembro, uma festa importante acontecia nessa data nos tempos do Império Romano.



Essa festa era uma celebração ao Sol Invencível ou Sol Invicto, um deus romano que teve um festival criado para si em 274, por ordem do imperador Aureliano. O culto ao Sol Invencível acabou associando-se diretamente com o culto à Mitra, deusa persa que era muito popular nas terras romanas, fazendo com que a celebração no dia 25 de dezembro se tornasse especial.

Os historiadores acreditam que o Natal acabou sendo estabelecido no dia 25 de dezembro para enfraquecer essa celebração pagã dos romanos. Originalmente destinada a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis), a festividade foi ressignificada pela Igreja Católica no século III para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano e então passou a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.Isso porque, como mencionado, até o final do século II, ninguém acreditava que 25 de dezembro era o dia do nascimento de Jesus (outras datas eram estipuladas na época).

 Acredita-se que o 25 de dezembro foi convencionado como comemoração do nascimento de Cristo pelo papa Júlio I, que determinou a comemoração do Natal nesse dia em 350. O primeiro documento escrito que consta o Natal em 25 de dezembro é de 354.

Como sabemos o Natal é um grande feriado celebrado em praticamente todo o mundo, é um momento em que a maioria das pessoas apesar da rotina agitada, se reúne com a família,e embora seja um dia santificado cristão ,o feriado é comemorado também por não cristãos!

Natal também é momento de presentear quem amamos...É comum que nesta data as pessoas troquem presentes, para lembrar que os três reis magos - Belchior, Baltazar e Gaspar - ofereceram presentes para o menino Jesus após o seu nascimento.


A prática de se dar presentes representa essa história, porém Papai Noel é uma menção a um bispo romano, do século V, “São Nicolau”, que oferecia, no dia 6 de dezembro, donativos - às escondidas - às filhas de um homem muito pobre. Por isso existe o dia de São Nicolau, que aos poucos foi se fundindo com o período natalino.



Assim também surgiu o amigo secreto, como uma forma escondida de presentear as pessoas e também de colocar presentes debaixo da árvore de natal, sem que ninguém saiba de quem são e quem os colocou ali.



Se você quer descobrir mais sobre a origem de Natal, presentes, amigo secretos, decorações e símbolos não pode perder as próximas edições do  Jornal Farroupilha!



Pesquisa de:

Antonia Vali - Prenda Mirim Farroupilha de Alvorada




Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...