quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Especial de Natal – Árvore de Natal- origem

 


Esse símbolo foi herdado de religiões pagãs da antiguidade. Os romanos Por exemplo, usavam árvores para enfeitar os templos durante a Saturnália, festa em homenagem ao deus Saturno. Já os egípcios usavam palmeiras durante os rituais de adoração a Rá, o Deus do Sol.

Para as culturas antigas, as arvores que ficavam verdes durante todo o ano, chamadas de perenifólias, eram símbolo de prosperidade, até mesmo em locais onde o inverno e rigoroso, elas permaneciam verdes.

Assim veio a idéia de colocar esse tipo de árvore dentro de casa, que para nós é o  pinheiro,  a árvore que representar o natal, foi escolhido porque simboliza vida, energia, uma das poucas árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o inverno.

Porém, de onde vem a tradição de usar um pinheiro decorado para celebrar o Natal?

Há muitos séculos, os povos Germânicos levavam para seus lares um pinheiro, e enfeitavam de forma semelhante aos dias atuais, para celebrarem o Solstício de inverno, todo ano no dia 21 de dezembro. Colocavam presentes para as crianças sobre o Carvalho Sagrado de Odin. A mitologia desses antigos povos, o pinheiro, sempre verde, simboliza a vida, fertilidade e vitalidade.

A tradição de enfeitar a árvore de natal tem mais de 500 anos, acredita-se que esta tradição começou em 1419, pelos padeiros da cidade de Freiburg na Alemanha, eles decoravam com maças, nozes, biscoitos e outras frutas, e as crianças só podiam comer no dia de ano novo.

Por volta do ano, 1500, que as árvores de natal tornaram-se um costume cristão. Historiadores atribuem essa tradição ao Martins Lutero, Lutero ficou encantado com a visão de um pinheiro coberto de neve sob o brilho das estrelas, no que chegou em casa, tentou passar para seus familiares, a linda imagem, usou galhos de pinheiros, algodões para simbolizar a neve.

A tradição da árvore de Natal, não se espalhou rapidamente, mas em 1846, após a publicação de uma ilustração da rainha Victória e do Príncipe Albert com seus filhos, envolta da árvore cheia de presentes, pessoas de todos os países passaram a utilizá-la.

No Brasil o costume de enfeitar a árvore de Natal, apareceu no começo do século XX. A árvore de natal é uma das mais populares tradições associadas a celebração do natal, a figura associada é um pinheiro, que hoje em dia é feito de vários matérias e cores, e seguindo a tradição os familiares enfeitam o pinheirinho, com objetos que simbolizam o Natal.

O pinheiro simboliza a vida, a tradição de enfeitá-lo, celebra o nascimento do Deus da Luz.



As bolas coloridas  simboliza os frutos da vida, tais como, amor, esperança, perdão e alegria.


A estrela simboliza a estrela de Belém, a que indicou aos Reis magos onde Jesus estava.


O pisca-pisca lembra a luz, que é Cristo.


O sino representa o anuncio do nascimento de Jesus.



O papai Noel, feito como mini  bonecos, representam a bondade.


A tradição de montar a árvore de Natal é no quarto domingo que antecede o natal e tradicionalmente é desmontada  no dia 6 de janeiro, dia de Reis, dia esse que celebra a chegada dos três Reis magos na cidade de Belém, ao encontro com o menino Jesus.



Pesquisa feita por: 

Sandra Ferreira /  1ª chinoca CTG Sentinelas do Pago




Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...