quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Entrevista com Claudia Cardoso


Entidade tradicionalista: CTG Chilena de Prata 1ºRt


Jornal Farroupilha:  Qual foi sua primeira relação com o meio tradicionalista? e quando foi?

Claudia Cardoso:  Meu primeiro contato com o Tradicionalismo foi quando meu filho tinha 04 anos de idade, eu tinha 34 anos. Conhecemos o CTG em um evento, as crianças da Invernada Mirim apresentou-se, e no dia do ensaio eu o levei para ver como era, de lá até hoje nunca mais conseguimos ficar longe.

Isso foi em 1998 no CTG Amanhecer na Querência em Alvorada.

Jornal Farroupilha:  Como você se encontrou na arte de declamar?

Claudia Cardoso: Na chegada ao CTG o posteiro da invernada era o saudoso Chico Mattos, ele me chamou e disse:

Esse guri e bem novinho mas vai dar bom, me trás ele nos ensaios.

Nós não sabíamos nada da nossa cultura, então começamos a frequentar o Cultural, onde nossa professora foi a Senhora Iracema Rodrigues, uma apaixonada pela poesia.

Fomos convidados a aprender a Declamação.

Recebi um poema e despretensiosamente decorei e me apaixonei pela arte declamatória.

Jornal Farroupilha:  Qual a melhor lembrança dessa trajetória?

Claudia Cardoso: Existem muitas lembranças maravilhosas relacionadas a Declamação, foram Rodeios no tempo em que não havia tanta competição, quando vários declamadores reuniam-se em algum Sarau e se conversava sobre poesia e todos declamavam. Também houveram Rodeios maravilhosos, onde sempre houve amizade, confraternização, os troféus são muito bons mas a emoção e o amor pelos versos são muito melhores.

Jornal Farroupilha:   Qual mensagem você deixa para os jovens declamadores?

Claudia Cardoso: Gostaria que esse amor pela Cultura Gaúcha, por toda nossa história seja sempre contada e recontada para as crianças e jovens, que a Poesia e a Declamação seja leve e alegre, que chame a atenção e não se torne uma arte cansativa por não ser entendida.

A Poesia é acima de tudo pura emoção e precisa ser compreendida. Que ganhar um Troféu evidente que nos enche de orgulho, mas poder participar e ser ouvido com atenção, carinho e respeito é uma baita premiação.

Pra concluir deixem a criança ser criança, com versos simples e delicados. Tudo tem seu tempo!!!

Incentive o Cultural no seu Galpão e cultive uma juventude que irá disseminar para as próximas gerações

 


Entrevista de :

Leticia Pedebos / Prenda Farroupilha Alvorada


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...