quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Entrevista com Pagé da Aldeia Takua Hovy

 


Na tarde do dia 20 projeto Menotti Garibaldi com toda a sua subcoordenadoria  de alvorada visitou a aldeia taquara verde índios tupi Guarani  onde tivemos  o privilégio de conversar com o Pagé da tribo que nos contou um pouco de seus costumes,  lá os tradicionalista também demonstraram um pouco da nossa cultura, com gaita, dança e oficina  de nó de lenço.

E pra finalizar fomos presenteados com uma linda dança e canto indígena.

 

Jornal Farroupilha:  Qual é o seu nome completo e idade e qual tribo o senhor pertence?

Pagé : Page da tribo tupã Guarani

Meu nome é Júlio da Silva  tenho 87 anos  pertenço  a aldeia taquara verde.

Jornal Farroupilha: Na atual situação que estamos vivendo com essa pandemia, algum dia o senhor imaginou isso?

Pagé:  Nunca imaginei mas tive um sonho um aviso dos deuses de tupã  e tenho rezado muito pra que a peste  não atinja nossa aldeia .

Jornal Farroupilha:  vejo que tem uma igreja aqui e que vocês  não permitem a entrada de visitas gostaria que me explicasse o porque ?

Pagé: Por que nós índios éramos proibidos de entrar nas igrejas de dyrua  então eles não entram nas nossa.

Jornal Farroupilha:   o que é  dyrua ?

Pagé:  Homem Branco

Jornal farroupilha :  O que mais a pandemia afetou seu povo e quais as principais necessidades?

Pagé:  Mas essa pandemia graças a tupã  não chegou em nossa aldeia ,nossas necessidades  hoje  são alimentos e água pois a sanga está secando.

Jornal Farroupilha :  Qual a mensagem que o senhor deixa a todos os tradicionalista de alvorada?

Pagé :  Que tupã os  abençoe!!

 

 

Entrevista de:

Klara Beyer / Prenda Ctg Bento Gonçalves da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...