quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Especial de Natal - Santo São Nicolau.

 


Vamos conhecer a história de São Nicolau, através dela surgiu a figura do PAPAI NOEL.

De acordo com relatos históricos, Nicolau, um monge turco que nasceu no século III, no ano de 275, em Lícia, Ásia menor(Turquia). Ainda muito jovem perdeu seus pais, tornou-se um órfão saudoso e rico, pois herdara uma imensa fortuna.

Sua vocação religiosa já se apresentava logo que nasceu, conta-se que, recém-nascido, quando tomou o primeiro banho levantou-se sozinho da bacia, impressionando a todos.Na infância foi um menino de excelentes qualidades e já inclinado á ascese.

Nicolau disse “sim” ao chamado de Deus e foi viver em um mosteiro, sendo ordenado por seu tio, que era Bispo.

Depois de visitar a Terra Santa, chegou a cidade de Mira, capital de Lícia, na Turquia. Onde os bispos e sacerdotes, de acordo com o costume da época, estavam reunidos para eleger um novo Bispo, decidiram em comum acordo, nomear como Bispo o primeiro sacerdote que no dia seguinte entrasse na igreja.           No dia seguinte, Nicolau cansado da viagem, entrou no templo sagrado para fazer suas orações matutinas, todos se levantaram, e num estrondoso e súbito aplauso, disseram, o Espirito Santo havia enviado o novo Bispo de Mira. O decano dos Bispos, comunicou-lhe o acontecido, Nicolau hesitou, mas percebendo que era o próprio Deus que lhe traçara o caminho, disse sim, poucos dias depois deu-se a solene cerimônia de sagração episcopal e o báculo de pastor era posto nas mãos puras de Nicolau.

E assim ele ficou conhecido como São Nicolau, Bispo de Mira.




Trabalhou muito pela igreja, era um verdadeiro líder, prestando auxílio a pessoas necessitadas, especialmente viúvas, idosos  e crianças, tinha várias posses e se despojou delas para ajudar os necessitados, era visto como um homem muito bondoso. E assim fez vários atos “milagrosos”

Seu primeiro ato milagroso, foi sua intervenção para libertar três jovens inocentes, que ocorreu quando o governador foi subornado para condena-los, mas Nicolau chegou no momento da execução, deteve o carrasco, pós em liberdade os prisioneiros e repreendeu o governador publicamente, até que este reconheceu seu crime e se arrependeu.

Outro ato aconteceu na cidade de Mira, na Turquia, um casal com três filhas e estavam passando por dificuldades, estavam na miséria, foi onde o pai chegou a pensar em vender suas filhas, para a prostituição, naquela época para casar-se tinha que ter um dote, coisa que eles não tinham.

Foi então, que em uma noite de inverno, um homem misterioso jogou um saquinho cheio de ouro, pela chaminé, na noite seguinte atirou outro e mais outro, um pacote para cada moça, e com esse milagroso presente, elas conseguiram casar-se, pois usaram os saquinhos de ouro como dotes, e viveram felizes para sempre.

Em outra ocasião teria ressuscitado três meninos, mortos por um açougueiro, para fazer filés. Ele ficou conhecido como taumaturgo, ou seja, fazedor de milagres, ainda em vida, por isso, foi venerado desde cedo.

Durante a viajem a terra Santa, deu-se uma terrível tempestade, e São Nicolau rezou, a calmaria se estabeleceu. E por isso se tornou padroeiro dos marinheiros e mercadores.

Padroeiro também da Grécia, Noruega e Rússia, e da cidade de Amsterdam na Holanda.

Nicolau, morreu por volta do ano de 350, no dia 6 de dezembro.

Um século após sua morte, o Bispo Nicolau, foi canonizado, pela igreja católica, como ”SANTO”, e passou a ser chamado SÃO NICOLAU, a partir deste momento, o dia 6 de dezembro passou a ser celebrado como o dia de São Nicolau.

No ano de 1087, sessenta e dois soldados, roubaram os restos mortais do Bispo, de Mira e levaram para a cidade de Bari, localizada no atual território Italiano.

Após sua morte, virou uma lenda, dizia-se que o Santo São Nicolau, passaria de telhado em telhado, depositando presentes nas meias colocadas nas paredes das chaminés.

Esse homem de fé marcante foi transformado em Papai Universal e providente que oferece as crianças presentes, brinquedos, de um sábio da terceira idade, o bom velhinho. Considera-se o Santo que inspirou a lenda do Papai Noel, que hoje em dia é um acontecimento de praticamente todos os países.


A figura do Papai Noel, não remete somente a figura  crista de São Nicolau, existe também na tradição Nórdica, Odin, é apresentado  como um idoso barbudo e grisalho, que também entregava presentes , durante o Solstício de inverno, segundo a lenda, Odin ia montado em seu cavalo de oito patas, que sobrevoava os céus, aqui temos a referencia das renas do papai Noel, que também sobrevoa os céus para entregar presentes.

Enfim, a figura do Papai Noel acabou se sobrepondo á imagem do Bispo São Nicolau.

O senhor de barbas branca e roupas  vermelhas, que distribui presentes no dia de natal para crianças bem comportadas, que chamamos de Papai Noel.

Contemos ás nossas crianças,  a verdadeira historia de São Nicolau, que do alto dos céus abençoa as crianças e seus pais para que sempre os tratem com amor, responsabilidades e carinho, ensinando-lhes sempre os caminhos do bem e da caridade.



UM FELIZ E SANTO NATAL PARA VOCÊ E TODA SUA FAMÍLIA!


 

Pesquisa feita por: 

Sandra Ferreira / 1º chinoca Do CTG Sentinelas do Pago.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...