quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Turismo Missões Jesuíticas!

 


Aqui no nosso amado Rio Grande do Sul temos um Patrimônio Mundial, Cultural e Natural pela UNESCO!

São Miguel das Missões!

Indo até às Missões podemos  nos conectar com toda a história ao longo de mais  dois séculos de história que aquele lugar carrega, 

É incrível  toda a história por trás das Missões Jesuíticas , inclusive aqui no Jornal Farroupilha mesmo temos vários artigos contando sobre elas!


                                                      O tempo foi passando e com ele a história dela foi o pouco que restou além das ruinas e então ...Sítio Histórico São Miguel Arcanjo - Tombado como Patrimônio Cultural, em 1938, e declarado Patrimônio da Humanidade, pela Unesco, em 1983. São Miguel Arcanjo, ou São Miguel das Missões, era uma das reduções jesuíticas do Paraguai que formava, com seis outras, os Sete Povos das Missões. Reunia grupos catequizados jesuítico-guaranis situados no nordeste do atual Estado do Rio Grande do Sul, em território brasileiro, às margens do rio Uruguai. As outras reduções dessa região se transformaram em cidades ou, simplesmente, desapareceram: São Borja (1682), São Nicolau (1687), São Luiz Gonzaga (1687), São Lourenço (1691), São João Batista (1697) e Santo Ângelo (1706).

 

E então se você quiser se aventurar em uma viagem por pura história aqui está!

Fazem parte da Região das Missões um total de 26 municípios.

Bossoroca

Caibaté

Cerro Largo

Dezesseis de Novembro

Entre-Ijuís

Eugênio de Castro

Garruchos

Giruá

Guarani das Missões

Mato Queimado

Pirapó

Porto Xavier

Rolador

Roque Gonzales

Salvador das Missões

Santo Ângelo

Santo Antônio das Missões

São Borja

São Luiz Gonzaga

São Miguel das Missões

São Nicolau

São Paulo das Missões

São Pedro do Butiá

Sete de Setembro

Ubiretama

Vitória das Missões.

 

Andar pelas Missões é fazer uma viagem no tempo para conhecer a história e entender as origens do Sul, conhecer a diversidade cultural a intensa e profunda religiosidade e tendo conhecimento das heranças dos antepassados;

Nos 26 municípios você encontra uma boa rede hoteleira para você se hospedar, gastronomia variada e  comércio com produtos locais e típicos dos povos missioneiros da América Latina!

Mesmo na internet sites e etc,  você pode encontrar vários roteiros e como você pode chegar lá!

Lá há várias Festividades e eventos um bastante conhecido é o Espetáculo Som e Luz em São Miguel das Missões que é incrível, segue o trecho da prefeitura do município de São Miguel das Missões:

O Espetáculo Som e Luz, criado em 1978, pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e repassado para o Município de São Miguel das Missões, é uma narrativa que conta o nascimento, o desenvolvimento e o fim da experiência Jesuítico-Guarani. A história das Missões é contada diariamente, ao anoitecer, no Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, declarado pela UNESCO Patrimônio Humanidade.

 

A história é narrada por duas personagens da experiência missioneira ainda presentes no local: a igreja e a terra. História contada em 48 minutos em uma viagem pelo tempo mostrando um pouco do cotidiano, da política, da arte, da guerra e da fé de uma sociedade que vivenciou um desenvolvimento harmonioso, baseado em relações sociais cooperativas.

Eu acho um ótimo roteiro, e é um lugar que eu particularmente gostaria bastante de conhecer quando essa situação de pandemia acabar!









Isso e muito mais !!!!

Deixamos aqui u link para roteiro de turismo Missões

https://www.portaldasmissoes.com.br/municipios/sao-miguel-das-missoes/site/list/setor/dicas-de-roteiro


Pesquisa de:

Antonia Valim - Prenda Mirim Farroupilha Alvorada




Um comentário:

  1. São Lugares lindos Antônia ! Tive oportunidade de conhecer algumas cidades, como Santo Ângelo,São Luiz Gonzaga,São Borja e Ijuí, Entre-ijuis . Recomendoa visitação ( respeitando as normas da Pandemia ) . Parabéns pela reportagem, muito bom !

    ResponderExcluir

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...