quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Terno de Reis

 


Terno de Reis é como são chamadas as canções, ou os pequenos grupos de músicos que as realizam, que têm como referência a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus. Elas mantêm uma tradição de origem portuguesa relacionada a essa história bíblica. Tradicionalmente, esses grupos percorrem as casas de suas comunidades desde o dia 25 de dezembro até a véspera do dia 6 de janeiro, data em que se comemora mais amplamente o Dia de Reis.

A tradição se baseia nos relatos da Bíblia e datas fixadas posteriormente pela Igreja, segundo os quais os chamados Três Reis Magos, Gaspar, Melchior e Baltazar iniciaram sua procura por Jesus no dia 25 de dezembro e o encontraram no dia 6 de janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis. Desse modo, é comum que os grupos, tradicionalmente compostos por 3 cantores do Terno e outros instrumentistas, cheguem às casas de suas comunidades de surpresa durante a noite, entre os dias 25 de dezembro e 6 de janeiro de cada ano.

A seguir, uma letra que exemplifica um Terno de Reis:

Terno de reis

Na sua morada cheguei

O portão estava aberto

No seu cercado entrei

Pra dizer nesta cantiga

O que o Santo Reis pediu

No entanto, é possível que durante o evento os cantores criem as letras com base em improvisação, usando como elemento fatos ocorridos durante aquela noite em específico, fazendo referência, por exemplo, à família que os recebeu, à contribuição feita aos cantores, etc.

Esses dados se referem aos registros da prática em regiões mais tradicionais de municípios catarinenses, como Florianópolis, Itajaí e Camboriú. No entanto, há também o registro do festejo em outras regiões do país, como por exemplo no Estado do Espírito Santo, em que a prática é conhecida por Folia de Reis.


Alguns livros de Paixão Cortes sobre o Terno de Reis .





Agora fique com um lindo vídeo feito pelo nosso Mestre Paixão Cortes falando sobre o Terno de Reis.



CANTADORES AÇORIANOS - TERNO DE REIS 2019 – Odilon Ramos 




Que os 3 Reis Magos abençoe suas famílias e que 2021 seja um ano de saúde , reconstrução e vitórias !!



Pesquisa de: 
Fabiana Thomaz 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...