quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Os Reis Magos.

 


O dia de Reis, comemora-se em 6 de janeiro, e é nesta data que se encerra as festas natalinas, retiram-se todos os enfeites, arvores de natal, presépios, essa data é popularmente chamada entre os cristãos de Epifania.

O dia de Reis celebra a chegada das primeiras pessoas ao local de nascimento de Jesus, guiados pelo Espírito Santo e por uma estrela no céu, que brilhava mais forte que as outras e recebeu o nome de Estrela de Belém, seu brilho representava que Jesus seria a luz do mundo, assim os três Reis Magos, chegaram no local onde Maria havia dado á luz ao Menino Jesus.

Antes disso, os Reis Magos, encontraram-se com o rei de Israel, Herodes, que via o seu poder ameaçado pela chegada de Jesus Cristo, Herodes tentou enganar os Reis Magos, pedindo que lhes mostrasse o caminho, para ele poder ir adorá-lo, os reis concordaram, mas foram avisados em sonho que o rei queria matar o bebê, quando o rei percebeu que os magos não iriam voltar, mandou matar todos os primogénitos da cidade de Belém com menos de dois anos. Porém um anjo apareceu para José e aconselhou a fugir para o Egito, mais tarde o mesmo anjo voltou para avisar que os que queriam a morte do menino já estavam mortos. José, Maria e Jesus fixaram-se em Nazaré.

Os três Reis vieram do Oriente, e representam as três tribos bíblicas de Sem, Cam e Jafé; ou seja, Ásia, Europa e África, são eles: 


O africano Baltazar de 30 anos, o nome Baltazar representa “Deus manifesta o Rei”. O asiático Gaspar de 15 anos, seu nome significa “aquele que vai inspecionar”. O europeu Belchior de 40 anos, seu nome significa “meu rei é luz”. Eles representavam a raça humana de todo o mundo, cada um era de uma etnia e idade diferente.

Os Magos ofereceram presentes com significados especiais, Belchior entregou-lhe ouro em reconhecimento da realeza e prosperidade e riqueza; Gaspar entregou-lhe incenso, em reconhecimento da divindade, fé e espiritualidade; Baltazar ofereceu mirra em reconhecimento da humanidade.

Os três presentes expressam a tripla natureza do recém-nascido:

O ouro era para o rei; a mirra para o homem; o incenso para Deus.


De acordo com o padre São João Crisóstomo, os três Reis Magos foram posteriormente batizados pelo Apóstolo São Tomé e trabalharam muito pela expansão da Fé.

Ainda restava aos Magos uma segunda viagem peregrina depois de mortos, a história conta que após voltar de Belém aos seus países, morreram lá e foram enterrados na distante e fabulosa cidade de Sabá. Passando alguns séculos, uma dama tida como descobridora de relíquias, Santa Helena, mãe do imperador Constantino, foi a cidade desenterrar os ossos e com apoio imperial os levou a Constantinopla. Foram resgatados de lá por Eustórgio, bispo de Milão, que levou os três em um sarcófago a sua diocese. Alguns séculos depois, aproveitando-se do saque da cidade pelo imperador alemão Frederico Barbarossa em 1164, o arcebispo de Colônia Reinaldo de Dassel  conseguiu se apoderar dos veneráveis restos régios e os levou, a sua cidade. Ás margens do Reno descansariam afinal, como refulgentes relíquias, adorada como um grande tesouro em uma áurea arca. E a grande catedral de Colônia começou a ser construída.

Os restos mortais dos três Reis Magos, estão na Catedral de Colônia, na Alemanha, em magnífica urna de ouro e de pedras preciosas que extasia os visitantes. Esses restos mortais são tratados dentro do catolicismo como relíquias sagradas e, portanto, recebem um cuidado especial.


Oração aos Santos Reis Magos para fortalecer a casa.

“Obrigado, Santos Reis, pois tanto nos ensinastes, através do gesto de reconhecimento de que o menino da manjedoura é o Rei do universo, é o Divino e é o Redentor. Ofereceste-lhe ouro: o menino é Rei. Ofereceste-lhe incenso: o menino é divino. Ofereceste-lhe mirra: o menino é Redentor. Queridos Santos Reis! Intercedei por nós para que possamos ser verdadeiros adoradores do menino da manjedoura de Belém e podermos ofertar-lhe o bem mais precioso que recebemos do Pai Eterno: a vida. Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos! Derramai vossas bênçãos sobre nossas famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José. Nosso Senhor Jesus Cristo, o Menino do Presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!

Esperamos que a mesma estrela que iluminou os três Reis Magos até o Menino Jesus, que possa também iluminar a nossa vida.


 

Pesquisa de:

Sandra Ferreira / 1º chinoca do CTG Sentinelas do Pago.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...