quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Estrela de Belém.

 


Conta a história, através do Evangelho, que quando Jesus nasceu, uma estrela  anunciou seu nascimento e guiou os três Reis Magos do Ocidente ate o local onde estava o Menino Jesus, Maria e José.

Essa estrela recebeu o nome de estrela de Belém e o seu brilho intenso foi uma forma de representar que Jesus seria a luz do mundo.

Este fato esta registrado na bíblia, caracterizando bem essa passagem, onde é citada a própria fala desses: “onde está aquele que é nascido Reis dos Judeus? Pois do Oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.”(Mateus2:1-2).

Astrólogos da antiguidade tinham o costume de acreditar que alguns fenômenos aconteciam em razão do nascimento do Rei, motivo pelo qual teriam considerado a aparição da estrela como o anúncio  do nascimento de Jesus.

Ao longo da história, várias teorias surgiram na tentativa de explicar cientificamente qual fenômeno astronômico teria dado origem á Estrela de Belém. As pesquisas, baseadas nas escrituras bíblicas e relatos históricos, ajudam a montar uma maior proximidade sobre o período exato que supostamente teria nascido Jesus Cristo.

A tradição popular acredita que a estrela de Belém era um cometa, sendo representado imageticamente em presépios e imagens sobre o nascimento de Cristo, com uma enorme cauda.


Mas São Tomás, já havia pensado nisso em sua época e resolveu a questão na “Suma Teológica” (III, q. 36, a.7), usando cinco argumentos tirados de São João Crisóstomo:

1º. Esta estrela seguiu um caminho de norte ao sul, o que não é comum ao geral das estrelas.

2º. Ela aparecia não só a noite, mas também durante o dia.

3º. Algumas vezes ela aparecia e outras ela se ocultava.

4º. Não tinha um movimento contínuo: andava quando era preciso que os magos caminhassem, e se detinha quando eles deveriam parar, como a coluna de nuvens no deserto.

5º. A estrela mostrou o parto do Virgem não só permanecendo no alto, mas também descendo, pois não podia indicar claramente o lugar se não estivesse próxima da terra.


Segundo o próprio São Tomás, ainda citando São João Crisóstomo, poderia ser:

1º O Espírito Santo, assim como Ele apareceu em forma de pomba sobre Nosso Senhor em seu batismo, também apareceu aos magos em forma de estrela.

2º Um anjo, o mesmo que apareceu aos pastores, apareceu aos reis magos em forma de estrela.

3º Uma espécie de estrela criada á parte das outras, não no céu, mas na atmosfera próxima á terra, e que se movia segundo a vontade de Deus.


Como solução ao mistério da Estrela de Belém, São Tomás acreditava ser mais provável e correta esta última alternativa.

De qualquer forma, temos a certeza de que essa estrela continua a brilhar não só no alto das árvores de natal, mas principalmente na alma de cada cristão ao comemorar a Luz nascida em Belém para iluminar os caminhos da humanidade.





Pesquisa de:

Sandra Ferreira/ 1º chinoca do CTG Sentinelas do Pago.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...