quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

General David Canabarro (1796 – 1867).

 


David José Martins, conhecido como David Canabarro, foi um militar brasileiro, descendente de açorianos. Seus avós paternos eram naturais da Ilha Terceira, Açores, Portugal, migraram para província de São Pedro do Rio Grande (atual estado do Rio Grande do Sul). Seus avós maternos eram naturais da Ilha de Santa Catarina, mudaram-se para Bom Jesus do Triunfo/RS, em 1778, aproximadamente, onde os pais de Canabarro se conheceram, depois de casados mudaram-se para Taquari/RS.

David José Martins nasceu em 22 de agosto de 1796, em Pinheiros, Taquari/RS, e somente em 1836 adotou o nome David Canabarro. Filho de José Martins Coelho e de Mariana Inácia de Jesus.

Casou duas vezes, a última foi com sua cunhada (viúva de seu irmão, João Martins) em 1867, deixou descendentes, entre eles, Maria Angélica, que se casou aos 14 anos e teve 14 filhos.

Foi sócio de seu tio Antônio Ferreira Canabarro, em terras e comércio. Em 1834, adquiriram a primeira propriedade, ( Estância da Alegria), no atual município de Santana do Livramento, em 1846 compraram a sesmaria de São Gregório.

Em 1847, separam a sociedade, Antônio, ficou com a Estância da Alegria e  David com a Estância São Gregório.

Foi combatente em várias batalhas representando e comandando as forças do Exército do Império Brasileiro e na  Revolução Farroupilha atuou no lado dos republicanos.


Faleceu em 11 de abril de 1867, em Santana do Livramento/RS, em razão de um ferimento no pé, que evoluiu para uma infecção generalizada.



Em 13 de setembro de 2008, os restos mortais de David Canabarro foram transladados de Porto Alegre/RS, para Santana do Livramento e foram depositados em um mausoléu construído no terreno da casa de David Canabarro (hoje área urbana), tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Todo esse processo de translado foi importante e contribuiu para a história do nosso estado.

 

Vida militar e política.

Aos quinze anos ingressou no Exército Imperial do Brasil. Na carreira militar obteve as promoções:

1811- Cabo

1825- Tenente

1835 ou 1836 – Tenente-Coronel

1837 – Coronel

1841 – General.

Participou dos seguintes combates:

David Canabarro iniciou sua vida de militar na primeira campanha Cisplatina de 1811-1812, nesta campanha deveria seguir o irmão mais velho, Silvério, com 18 anos, entretanto iria fazer muita falta para o pai na lida campeira. Então David, com quinze anos de idade, solicitou ao pai  licença para seguir no lugar do irmão.

1º Campanha Cisplatina (1811-1812), conflito entre o Império Brasileiro e as Províncias Unidas do Rio da Prata, que disputavam o território da Banda Oriental, tendo a Colônia de Sacramento sido fundada pelos portugueses, em 1680, e tomada pelos espanhóis em 1777.

Guerra contra Artigas (1816-1820) ou Invasão Portuguesa de 1816, ocorrida nas fronteiras entre Argentina, Uruguai e Brasil, que culminou na anexação da Banda Oriental ao Reino do Brasil, concluída na batalha de Taquarembó, em 22 de janeiro de 1820, passando o território anexado a se chamar Província Cisplatina. José Artigas,era General combatente contra os espanhóis, portugueses e brasileiros.

Campanha de 1828, durante a Guerra da Cisplatina (1825-1828), entre Brasil e Argentina, pela posse da Província de Cisplatina. Canabarro era Tenente e integrava as forças de Bento Gonçalves. O conflito finalizou com o tratado de paz e a independência do Uruguai(1828).

Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha (1835-1845), iniciou no Rio Grande do Sul e se estendeu pelo sul brasileiro. Ápos o desligamento de Bento Gonçalves do comando das tropas, Canabarro assumiu a liderança do movimento republicano que, entre outros fatores, era contrário ao governo central brasileiro que cobrava altas taxas sobre produtos rio-grandenses ( charque, erva-mate, couros, sebo, graxa, etc.), cobrança endurecida na década de 1830, sobre o charque gaúcho, e o aumento da taxa de importação do sal, necessário para a fabricação do charque, fatores que desencadearam a guerra que durou 10 anos e a tentativa de separação do Brasil, pois queriam maior autonomia e o poder de escolha do presidente da Província do Rio Grande.

As tropas revolucionárias avançaram para a Província de Santa Catarina e tentaram tomar Desterro/SC (atual cidade de Florianópolis), mas foram reprimidas pela pequena força militar de Francisco José de Souza Soares de Andrea, e retrocederam a Laguna/SC, onde em 29 de julho de 1839, Giusepe Garibaldi e David Canabarro proclamaram a independência de Santa Catarina, criando o estado Catarinense livre e independente, conhecida como a República Juliana, sendo Laguna sua capital e Canabarro o governador , até  7 de agosto do mesmo ano. Quando foi convocado um colégio eleitoral, e realizada as eleições que tornaram presidente da República, Joaquim Xavier Neves, que não assumiu o cargo impedido de chegar a Laguna, em razão a um bloqueio das forças imperiais. Quem tomou posse foi o vice, Padre Vicente Ferreira dos Santos Cordeiro, a República Juliana durou pouco, encerrando-se em 15 de novembro de 1839.

Em 15 de novembro de 1841, após ataque violento, o exército imperial exterminou as tropas farroupilhas, reconquistou Laguna e matou todos os chefes da Marinha rio-grandense, exceto Garibaldi e Canabarro.

Em 14 de novembro de 1844, em Pinheiro Machado/RS, houve a batalha de Porongos, um esquadrão de lanceiros negros acampado no Cerro dos Porongos foi surpreendidos e arrasados pelas tropas imperiais, mais de cem homens foram assassinados, foi o ataque mais violento da guerra dos farrapos. Há quem entenda que foi uma suposta traição de Canabarro.

Em 28 de fevereiro de 1845, Canabarro anunciou que assinaria o tratado da Paz. A guerra terminou em 01 de março de 1845, com a assinatura do tratado de Poncho Verde.

Guerra do Paraguai (1864-1870) participou dos três primeiros anos do maior confronto da America Latina, resultado dos conflitos de interesse político, territorial e econômico na região da bacia platina, entre os aliados (Brasil, Uruguai e Argentina) contra ao Paraguai, sendo que este último ficou arrasado pela guerra.

Homenagens:

*Município denominado David Canabarro, no Rio Grande do Sul.

*Escola Cenecista de 1º e 2º graus General Canabarro, em David Canabarro/RS.

*Instituto de Educação Cenecista General Canabarro, em Teutônia/RS.

*Rua David Canabarro, em vários municípios do Estado do Rio Grande do Sul e também em outros estados.

*Rua Brigadeiro David Canabarro, centro, Santana do Livramento/RS.

*Memorial na praça General Osório, centro, Santana do Livramento/RS.

*Centro Cultural Casa de David Canabarro (2017).

*Museu Municipal David Canabarro, centro, Santana do Livramento/RS.

David Canabarro não foi e nunca será uma unanimidade, mas sua história e seus feitos não devem ser ignorados, pelo contrário, devem ser preservados e respeitados por tudo que ele foi e conquistou.


 

Pesquisa de:  

Sandra Ferreira - 1º chinoca do CTG Sentinelas do Pago.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...