quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

General Antônio de Souza Neto!

 


Em 25 de Maio de 1803 nascia  Capão Seco ( Rio Grande) no distrito de Pouso Novo dos maiores nomes do nosso Rio Grande do Sul, o General Antônio de Souza Neto comandava a primeira brigada do exército liberal republicano , trabalhou arduamente durante os dez anos da Revolução Farroupilha sendo o segundo maior líder , tais atos os levaram a ganhar o apelido de : General Rebelde , pois lutava como poucos, nas suas veias corriam sangue de um farrapo revoltado com as situações que Império impunhia ao nosso Rio Grande, dizia-se que em batalha ele encarnava um bravíssimo guerreiro a frente de seus homens disposto a tudo pelo Rio Grande, Netto se tornou um grande personagem da Guerra dos Farrapos pois além de tudo ele possuía uma gana inegualavel pela LIBERDADE!

General Netto foi um grande abolucionista era  representante de suas ideias e mostrava o valor dos Lanceiros Negros e que definitivamente tiveram grande importância na Guerra!


Foi na Batalha do Seival , próximo ao Arroio do Seival, Bagé, que Antônio de Souza Neto proclamou a República Rio- Grandense destacando os Lanceiros negros que lutaram de forma leal ao seu lado...

Antônio participou de diversas Guerras e Rebeliões sempre defendendo o que acreditava, com seu jeito rebelde de ser, não é atoa que os imperialistas sempre estavam se olho nele!

Na Guerra contra Aguirre e depois, juntamente com seu exército pessoal, na Guerra do Paraguai. No comando em brigada ligeira fez a vanguarda de Osório na invasão do Paraguai, no Passo da Pátria, em 16 de abril de 1866. Sua brigada ostentava sempre, ao lado da bandeira do Brasil Imperial, o pavilhão tricolor da República Rio-Grandense. Na batalha de Tuiuti, foi importante na defesa do flanco da tropa brasileiro, mas foi ferido a bala e mandado para um hospital em Corrientes, Argentina, onde morreu e foi inicialmente sepultado. Em 1966, no centenário de sua morte, seu corpo foi exumado e transferido para um mausoléu em Bagé.


Netto era um homem extremamente raro para a época e com certeza sua explendida coragem será lembrada com orgulho na nossa tradição gaúcha.

Neto perde sua alma.. este filme de 2001 narra um pouco da vida Netto na Guerra do Paraguai e é bem legal para entendermos mais sobre ele!

Assista o Filme !!!!!



 


 

Pesquisa de:  

Antonia Valim – Prenda Mirim Farroupilha







Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...