quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Maestro Joaquim José de Mendanha

 


 (Ouro Preto, 1801 — Porto Alegre, 2 de setembro de 1885)


O Maestro Joaquim José de Mendanha foi mineiro, nascido em 1800, filho de país libertos, que chegou nessas terras sulinas como maestro da Banda Imperial no período da Revolução Farroupilha e acabou vivendo em Porto Alegre até o final da sua vida.

Mendanha foi muito mais que o autor da composição do Hino Riograndense.  Ele foi um um homem respeitado e admirado pela sociedade,  convivendo com os grandes intelectuais da época como sócio benemérito do Partenon Literário.

Foi professor de música e maestro regente de inúmeras bandas e orquestra. Esteve presente na inauguração e fez inúmeras espetáculos no Theatro São Pedro.

Foi o criador da Associação Musical Santa Cecília destinada ou ensino da música e apoio e amparo ao ofício de músico. Foi compositor de inúmeros autos religiosos apresentados nas irmandades da Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora Madre Deus e na irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, onde foi inclusive foi tesoureiro.

Existe farta documentação na imprensa local que revelam o prestígio e honraria com que o Maestro Joaquim de Mendanha era recebido nos saraus dos Salões Sociais quando era apresentado como o Comendador Mendanha, reverência a Comenda Imperial que esse brilhante negro recebeu em homenagem e reconhecimento pelo seu trabalho na área da música.

Circulou entre a comunidade negra local ajudou muita gente, comprou muitos escravos e os alforriou, talvez essa seja uma das razões do seu inventário ter registrado pouquíssimos bens de valor deixados aos seus herdeiros.

A fantástica história desse homem pode ser encontrada na tese de doutorado da Letícia Rosa Marques, que se encontra a disposição no repositório virtual da PUC-RS ou no romance "Música Perdida" do professor e escritor Antônio de Assis Brasil..


Assinatura de Joaquim Mendanha como

                           "Mestre de Noviços"  1860, livro tombo Igreja das Dores"




Pesquisa de:
Fabiana Thomaz 

           




Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...