sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Fazenda Estância da Figueira - Camaquã

 


A conhecida Revolução Farroupilha ( 1835 - 1845) foi um movimento libertário, que buscava mais justiça para o Rio Grande do Sul, e depois então se tornou também movimento separatista, ao longo destes quase dez anos de peleia, mortes e sacrifícios foi erguendo- se locais que podiam ser nada de mais para a época, mas hoje são história, e monumentos que  nos permitem imaginar e saber  pouco mais sobre o nosso passado!

Um destes locais é a Estância da Figueira localizada em Camaquã, que foi quartel- general dos farrapos!


A antiga Estância foi inaugurada. 1795! Pelo charqueador Boaventura José Caetano marido de Antônia Gonçalves da Silva, ele era o mesmo proprietário da Estância da Barra!

 

Foi neste lugar construído a sangue e suor com trabalho escravo que a viúva de Bento Gonçalves, Caetana Garcia Gonçalves da Silva viveu com sua filha Maria Angélica, e genro Antônio José Caetano até falecer em 1872!

 

Acredita- se que recebeu este nome pelas grandes figueiras existentes ao redor da Fazenda!

Uma curiosidade é que a Estância da Figueira foi até mesmo cenário de novela!


A novela Laços de Família do ano de 2000 realizou gravações lá,!

 

Uma das sesmarias que originou Camaquã, era propriedade de Joaquim Gonçalves da Silva, pai de Bento Gonçalves, ele pediu a criação de Capela Curada de São João Batista originando a cidade, depois de algum tempo começou seu povoamento com açorianos e português, logo após por alemães, franceses, espanhóis e poloneses!

As Charqueadas e a pecuária se desenvolveram bastante na região e  homens ricos como o pai de Bento que tinha sesmaria bem Triunfo trouxeram a prosperidade para a região que se comunicavam com o resto do país através do rio Camaquã!

Camaquã teve grande importância na Revolução Farroupilha, abrigou por um bom tempo os farrapos e foi uma Capital Farroupilha também!

Tendo a Estância da Figueira como quartel general os farroupilhas com a vantajosa elevação do terreno poderiam avistar um raio de 50Km e observar uma possível movimentação de tropas legalistas!

Hoje em dia Camaquã possui vários prédios históricos em que podemos fazer uma visita ao passado, infelizmente a Estância da Figueira não foi tombada pelo patrimônio Histórico.

O atual proprietário Sr. Jayme Monjardim diretor do Projac da Rede Globo de Televisão e filho da cantora Maysa, ele adora cavalos e tem um haras no local e lógico sem visitações para não atrapalhar seu descanso.

Assista uma entrevista com Jayme Monjardim falando sobre seus projetos e a vontade de morar em Camaquã.






Pesquisa de:

Antonia Valim – Prenda Mirim Farroupilha 







Um comentário:

  1. Adoro a Fazenda da Figueira, conheço este lugar desde criança pois morei 12 anos da minha vida em Camaquã,adoro historia e não sabia vivia no lugar que respira historia dos Farrapos!

    ResponderExcluir

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...