quinta-feira, 5 de novembro de 2020

MTG – Simbologia

 

BRASÃO DE ARMAS DO MTG

O Brasão de Armas do Tradicionalismo foi constituído no XII Congresso Tradicionalista Gaúcho, em Tramandaí. O autor do projeto é HERMES GONÇALVES FERREIRA. Com o passar dos anos o brasão foi alterado, passando a constar na elipse superior, a sigla MTG ao invés da palavra “Tradicionalismo”.


SIMBOLOGIA E CONCEITO DO BRASÃO

O Brasão de Armas do Tradicionalismo é constituído de: Escudo de Damas com bordadura em azul, perfilada de preto. Campo terciado com a seguinte composição: chefe em amarelo, com um tronco de árvore brotado em sua cor “dextra” em vermelho com um cavalo passante em amarelo  partição “sinestra” em verde com cuia de chimarrão com bombinha em branco. Na bordadura em azul, duas estrelas de cinco pontas em amarelo, separam a parte superior da elipse, onde se insere o termo MTG em letras em amarelo.

CONCEITO

As cores representam as profissões liberais, sustentáculo sócio-econômico de um povo ou organismo. No preto, a ciência; no branco, a cultura; no azul, a engenharia; no amarelo, a química; no verde, a medicina; no vermelho, o direito.


SÍMBOLOS




O tronco representa o passado.

O broto representa o presente.

As sete folhas representam o tradicionalismo como organismo social de natureza nativista, cívica, cultural, literária, artística e folclórica.


O mate (chimarrão) simboliza uma das virtudes, que melhor caracteriza o homem do Rio Grande do Sul: a hospitalidade.



O cavalo representa a liberdade e é o traço de união entre os povos.

 

BANDEIRA



A Bandeira oficial do MTG é representada por um retângulo (branco) e tem um assente, em sua parte central o Brasão oficial do MTG.

 

PROPORÇÕES DA BANDEIRA



Dimensões da Bandeira: 20 módulos de base x 14 módulos de altura

Dimensões do Brasão: 07 módulos de base x 08 módulos de altura

Distâncias do Brasão: 6,5 módulos x 3 módulos verticais

 

AS CORES DA BANDEIRA

A cor branca representa a coerência, a compostura, a harmonia, a paz, a moderação, a prudência, a quietude, a serenidade, a transigência e a tolerância.

 

 

Pesquisa de:

Fabiana Thomaz

 

Fonte : site MTG 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...