quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Danças Tradicionais Gaúchas.

 



As danças gaúchas possuem origens diversas, principalmente de países do continente Europeu devido á colonização no século XIX.

As danças gaúchas originaram-se das antigas danças brasileiras e danças trazidas pelos imigrantes que aqui chegavam. Estas danças possuíam algumas características dos ciclos coreográficos e aqui se “ agaucharam”, salientando as duas principais características da alma do gaúcho, que são a teatralidade e o respeito a mulher.

Com traços camponeses, as danças tem como características principais o sapateado forte e movimentos velozes com bastante agilidade. São danças desafiadoras e contagiantes, sempre valorizando o respeito e a diversidade.

A mais típica representação do Rio Grande do Sul é o “fandango”, que posteriormente, se entremeou ao sapateado, originado nas antigas danças de par solto da Espanha.

Em 1949, Paixão Cortes e Barbosa Lessa, foram convidados para participar em Montevidéo , do   “ Dia de la Tradición Uruguaya”, e foram surpreendidos, com a riqueza de detalhes que as danças tradicionais dos Platinos. Retornaram ao Brasil, com o sentimento de tristeza por fazerem parte de um povo que esqueceu suas tradições, e foi então que iniciaram um processo de pesquisas, para a produção do primeiro manual, lançado em 1953, após três anos de pesquisas.

 O movimento tradicionalista gaúcho do Rio Grande do Sul, descreveu no livro "Manual de Danças Tradicionais", vinte e cinco danças tradicionais. Todas elas foram pesquisadas, descritas, passo a passo e recriadas.

Elas são classificadas em quatro ciclos:  Minueto, Fandango, Contradança e Dança de pares enlaçados.

Minueto, impõe alguns limites quanto ao excesso de pacholismo e liberdade de movimentos, dançado de forma comedida, com extremo respeito.

Fandango, se destaca os meneios femininos e o jeito galanteador do peão, com agilidade e exibicionismo e graciosidade.

Contradança, uma dança extremamente animada, descrita em três palavras; vivo, alegre e descontraído.

Dança de pares enlaçados, executada com movimentos alegres e envolventes, descontraidos, com vivacidade. Vamos falar de cada dança suas principais características e seus respectivos ciclo coreográfico.

Anú: Dança de sapateios vivos e alegres e sarandeios com passos comedidos, suavidade, giros lento e reverência, dança repetida mediante o comando do posteiro.

Ciclo: Minueto e Fandango.

Balaio: De origem nordestina, conta com sapateios, alegria, galanteio e sarandeios com agilidade e graciosidade, dança de roda.

Ciclo: Contradança e Fandango.

Cana-verde: É de origem Portuguesa, movimentos graciosos, vivos, alegres e descontraídos, prendas e peões.

Ciclo: Contradança.

Caranguejo: Movimentos graciosos, vivos, alegres e descontraídos, peões e prendas, dança de roda.

Ciclo: Contradança.

Chico Sapateado: Tem como característica a vivacidade, graciosidade e galanteio nos sapateados e giros, no enlaçado alegre e envolvente, vivacidade.

Ciclo: Fandango e Pares enlaçados.

Chimarrita: De origem açoriana, caracterizada como uma dança romântica, movimentos vivos, alegres e descontraídos, peões e prendas

Ciclo: Contradança.

Chimarrita Balão: Graciosidade, sedução e galanteios nos sapateados e sarandeios, no enlaçado alegre e envolvente, vivacidade.

Ciclo: Fandango e Pares enlaçados.

Chote carreirinho: Alegre e envolvente, vivacidade.

Ciclo: Pares enlaçados.

Chote de sete voltas: Dança alegre e envolvente com vivacidade nas sete voltas.

Ciclo: Pares enlaçados.

Chote de duas damas: Não há nenhuma música específica, características, alegre e envolvente, vivacidade. única dança em que o peão dança com duas prendas.                                                              

Ciclo: Pares enlaçados.

Chote de quadro passi: É de origem italiana, movimentos vivos, alegres e descontraídos

Ciclo: Pares enlaçados e Contradança.

Chote Inglês: Passos comedidos e refinados, giros lentos e reverências, suavidade e vivacidade.

Ciclo: Minueto e Pares enlaçados.

Havaneira marcada: originária de Havana ( Cuba), movimentos alegres e envolventes, vivacidade.

Ciclo: Pares enlaçados.

Maçanico: Movimentos vivos, alegres e descontraídos.

Ciclo: Contradança.

Meia canha: Movimentos vivos, alegres e descontraídos.

Ciclo: Contradança.

Pau de fitas: Movimentos vivos, alegres e descontraídos, Dança universal.

Ciclo: Contradança.

Pezinho: de origem açoriana, movimentos vivos, alegres e descontraídos, ingênuo e terno.

Ciclo: Contradança.

Queromana: Passeio através de mesuras, passos comedidos e refinados, dança cerimoniosa.

Ciclo: Minueto.

Rancheira de carreirinha: Alegria e envolvimento durante a execução da dança, vivacidade.

Ciclo: Pares enlaçados.

Rilo: Movimentos vivos, alegres e descontraídos.

Ciclo: Contradança.

Roseira: Apresenta características dos quatro ciclos. Passeio, passos comedidos e refinados. Sarandeios e sapateios, graciosidade, sedução e galanteios. Formação da roda, movimentos vivos, alegres e descontraídos. Valsado, alegre e envolvente. Vivacidade.


Ciclo: Minueto, Fandango, contradança, pares enlaçados.

Sarrabalho: Movimentos vivos alegres e descontraídos, graciosidade, sedução.

Ciclo: Fandango

Tatu castanholas: Galanteio, sedução, agilidade e exibicionismo; foi criada pelo 35 CTG, em 1954.

Ciclo: Fandango

Tatu de volta ao meio: Galanteio, sedução, agilidade, graciosidade, satisfação, alegre, envolvente.

Ciclo: Fandango.

Tirana do lenço: Galanteio, sedução, graciosidade e revestida de romantismo.

Ciclo: Fandango.

Em 16 de novembro de 2005, foi aprovada a LEI N° 12.372, que reconhece como integrantes do patrimônio cultural imaterial do estado, as danças tradicionais gaúchas e respectivas músicas e letras.

“ A interpretação da dança é da maior importância e validade, pois traduz as características de uma época, a expressão da vida de uma coletividade, o desenvolvimento sócio-cultural de uma comunidade”.  ( Paixão Cortes).






Pesquisa de :

Sandra Ferreira/ 1º chinoca CTG Sentinelas do Pago.     




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