As danças gaúchas
possuem origens diversas, principalmente de países do continente Europeu devido
á colonização no século XIX.
As danças gaúchas
originaram-se das antigas danças brasileiras e danças trazidas pelos imigrantes
que aqui chegavam. Estas danças possuíam algumas características dos ciclos
coreográficos e aqui se “ agaucharam”, salientando as duas principais características
da alma do gaúcho, que são a teatralidade e o respeito a mulher.
Com traços
camponeses, as danças tem como características principais o sapateado forte e
movimentos velozes com bastante agilidade. São danças desafiadoras e
contagiantes, sempre valorizando o respeito e a diversidade.
A mais típica
representação do Rio Grande do Sul é o “fandango”, que posteriormente, se
entremeou ao sapateado, originado nas antigas danças de par solto da Espanha.
Em 1949, Paixão
Cortes e Barbosa Lessa, foram convidados para participar em Montevidéo ,
do “ Dia de la Tradición Uruguaya”, e
foram surpreendidos, com a riqueza de detalhes que as danças tradicionais dos
Platinos. Retornaram ao Brasil, com o sentimento de tristeza por fazerem parte
de um povo que esqueceu suas tradições, e foi então que iniciaram um processo
de pesquisas, para a produção do primeiro manual, lançado em 1953, após três
anos de pesquisas.
O movimento tradicionalista gaúcho do Rio
Grande do Sul, descreveu no livro "Manual de Danças Tradicionais",
vinte e cinco danças tradicionais. Todas elas foram pesquisadas, descritas,
passo a passo e recriadas.
Elas são
classificadas em quatro ciclos: Minueto,
Fandango, Contradança e Dança de pares enlaçados.
Minueto, impõe alguns
limites quanto ao excesso de pacholismo e liberdade de movimentos, dançado de
forma comedida, com extremo respeito.
Fandango, se destaca
os meneios femininos e o jeito galanteador do peão, com agilidade e
exibicionismo e graciosidade.
Contradança, uma
dança extremamente animada, descrita em três palavras; vivo, alegre e
descontraído.
Dança de pares
enlaçados, executada com movimentos alegres e envolventes, descontraidos, com
vivacidade. Vamos falar de cada dança suas principais características e seus
respectivos ciclo coreográfico.
Anú: Dança de sapateios vivos e alegres e sarandeios
com passos comedidos, suavidade, giros lento e reverência, dança repetida
mediante o comando do posteiro.
Ciclo: Minueto e Fandango.
Balaio: De origem nordestina, conta com sapateios,
alegria, galanteio e sarandeios com agilidade e graciosidade, dança de roda.
Ciclo: Contradança e Fandango.
Cana-verde: É de origem Portuguesa, movimentos
graciosos, vivos, alegres e descontraídos, prendas e peões.
Ciclo: Contradança.
Caranguejo: Movimentos graciosos, vivos, alegres e
descontraídos, peões e prendas, dança de roda.
Ciclo: Contradança.
Chico Sapateado: Tem como característica a vivacidade,
graciosidade e galanteio nos sapateados e giros, no enlaçado alegre e
envolvente, vivacidade.
Ciclo: Fandango e Pares enlaçados.
Chimarrita: De origem açoriana, caracterizada como uma
dança romântica, movimentos vivos, alegres e descontraídos, peões e prendas
Ciclo: Contradança.
Chimarrita Balão: Graciosidade, sedução e galanteios
nos sapateados e sarandeios, no enlaçado alegre e envolvente, vivacidade.
Ciclo: Fandango e Pares enlaçados.
Chote carreirinho: Alegre e envolvente, vivacidade.
Ciclo: Pares enlaçados.
Chote de sete voltas: Dança alegre e envolvente com
vivacidade nas sete voltas.
Ciclo: Pares enlaçados.
Chote de duas damas: Não há nenhuma música específica, características, alegre e envolvente, vivacidade. única dança em que o peão dança com duas prendas.
Ciclo: Pares
enlaçados.
Chote de quadro passi: É de origem italiana,
movimentos vivos, alegres e descontraídos
Ciclo: Pares enlaçados e Contradança.
Chote Inglês: Passos comedidos e refinados, giros
lentos e reverências, suavidade e vivacidade.
Ciclo: Minueto e Pares enlaçados.
Havaneira marcada: originária de Havana ( Cuba),
movimentos alegres e envolventes, vivacidade.
Ciclo: Pares enlaçados.
Maçanico: Movimentos vivos, alegres e descontraídos.
Ciclo: Contradança.
Meia canha: Movimentos vivos, alegres e descontraídos.
Ciclo: Contradança.
Pau de fitas: Movimentos vivos, alegres e
descontraídos, Dança universal.
Ciclo: Contradança.
Pezinho: de origem açoriana, movimentos vivos, alegres
e descontraídos, ingênuo e terno.
Ciclo: Contradança.
Queromana: Passeio através de mesuras, passos
comedidos e refinados, dança cerimoniosa.
Ciclo: Minueto.
Rancheira de carreirinha: Alegria e envolvimento
durante a execução da dança, vivacidade.
Ciclo: Pares enlaçados.
Rilo: Movimentos vivos, alegres e descontraídos.
Ciclo: Contradança.
Roseira: Apresenta características dos quatro ciclos.
Passeio, passos comedidos e refinados. Sarandeios e sapateios, graciosidade,
sedução e galanteios. Formação da roda, movimentos vivos, alegres e
descontraídos. Valsado, alegre e envolvente. Vivacidade.
Ciclo: Minueto, Fandango, contradança, pares
enlaçados.
Sarrabalho: Movimentos vivos alegres e descontraídos, graciosidade, sedução.
Ciclo: Fandango
Tatu castanholas: Galanteio, sedução, agilidade e
exibicionismo; foi criada pelo 35 CTG, em
1954.
Ciclo: Fandango
Tatu de volta ao meio: Galanteio, sedução, agilidade,
graciosidade, satisfação, alegre, envolvente.
Ciclo: Fandango.
Tirana do lenço: Galanteio, sedução, graciosidade e
revestida de romantismo.
Ciclo: Fandango.
Em 16 de novembro de
2005, foi aprovada a LEI N° 12.372, que reconhece como integrantes do
patrimônio cultural imaterial do estado, as danças tradicionais gaúchas e
respectivas músicas e letras.
“ A interpretação da
dança é da maior importância e validade, pois traduz as características de uma
época, a expressão da vida de uma coletividade, o desenvolvimento
sócio-cultural de uma comunidade”. (
Paixão Cortes).
Pesquisa de :
Sandra Ferreira/ 1º chinoca CTG Sentinelas do Pago.
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