quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Entrevista com o ex Presidente do MTG: Manoelito Savaris



Jornal Farroupilha:  Muitos de nós tradicionalistas te conhecemos , pois já foi presidente do MTG, mas como entrou para o meio tradicionalista?

Manoelito Savaris: Desde 1977 estudo folclore, tradição e história do Rio Grande do Sul. Meus primeiros mestres foram a folclorista Lilian Argentina e o historiador Hélio Moro Mariante.

Minha atividade profissional não me favorecia para participar ativamente do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Eu era tenente da Brigada Militar.

Mas em 1990, como capitão,  já com três filhos,  fui transferido para Caxias do Sul e ali entrei no CTG Heróis Farroupilhas para dar à minha família um ambiente social sadio.

Jornal Farroupilha:  Durante sua trajetória , cite um momento que te marcou muito:

Manoelito Savaris: Foram muitos os momentos  marcantes da minha trajetória tradicionalista,  mas creio que o acendimento da Chama Crioula na Colônia do Santíssimo Sacramento no Uruguai tenha sido um dos mais destacados.

Na vida mais pessoal,  o momento em que minha filha recebeu a faixa de primeira prenda mirim da 25RT foi dos mais  emocionantes.

Jornal Farroupilha:  Na sua opinião qual a melhor parte e amais difícil de estar a frente do movimento?

Manoelito Savaris: A melhor parte de liderar uma entidade tradicionalista é o sentimento de estar ajudando a muitas pessoas e muitas famílias a terem um ambiente fantástico para a convivência social.

A pior parte e quando somos obrigados a aplicar os regulamentos para corrigir atitudes ou impedir que algo seja feito.

Jornal Farroupilha:  Como acha que podemos trazer mais crianças e jovens para as entidades?

Manoelito Savaris:  As crianças e os jovens são fundamentais para o Movimento. A melhor forma de traze-los é mostrar a beleza das tradições e os desafios que vão poder vencer no Movimento. É preciso combinar persuasão com ambiente favorável. Ninguém gosta de ambientes sujos, com brigas, sem diversão ou que lhe cause desconforto físico ou psicológico.

Jornal Farroupilha:  Na sua visão como está o andamento do tradicionalismo , visando a pandemia?

Manoelito Savaris:   Essa pandemia mudou a todos nós. Acho que depois dela seremos mais solidários,  mais tolerantes, mais cooperativos.

Outra coisa que veio para ficar foi o uso da tecnologia para encontros e debates virtuais.

No entanto,  deveremos redobrar os cuidados para não sermos engolidos pela velocidade da informação e pela desinformação que campeia solta nas redes sociais.

 

Entrevista de:

Antonia Valim / Prenda Mirim Farroupilha de Alvorada

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...