quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Pontos Turísticos do Rio Grande do Sul

 

Nosso belo estado é rico culturalmente, com costumes e tradições, paisagens belíssimas e com isso atrai turistas de muitos lugares do mundo, então o Jornal Farroupilha dará dicas de lazer e viagens pelo nosso RS, para aproveitar com a família após a pandemia!


Primeiro nós temos a ORLA DO GUAÍBA , nos fins de semana a avenida que costeia o lago , a Beira- Rio , é fechada para carros e dá espaço a ciclistas , skatistas, pedestres e etc , é um ótimo lugar para pegar o chimarrão e assistir o pôr do sol, tem restaurantes, dá para aproveitar e conhecer o centro cultural Usina do Gasômetro ( antiga usina elétrica) , perto do famoso Gasômetro está a revitalizada Praça Júlio Mesquita , que fins de semana recebe ao público com feirinha, músicas e food trucks, e muito mais!


CASCATA DO CARACOL: ( Canela)   É um grande ponto turístico de Canela na Serra Gaúcha,uma verdadeira beleza natural! A cachoeira é também a grande atração do Parques da Serra Bondinhos Aéreos. A cascata, que pode ser visualizada nas estações do parque, tem 131 metros de altura. O Arroio do Caracol que forma a queda de água, quando visto de cima têm o formato de um caracol, o que popularizou o nome. Este arroio é divisor dos municípios de Canela e Gramado, com a nascente na área urbana de Canela e que deságua no Rio Caí, a 5 quilômetros do parque.

 

Foi no entorno da Cascata do Caracol, em 1824, que se instalaram os primeiros imigrantes europeus da região, iniciando ali o desenvolvimento de Canela. Nos anos 1950, toda a área foi desapropriada, com dezenas de hectares de Mata Atlântica preservada e uma rica fauna silvestre nativa. No parque estadual do Caracol há algumas trilhas , no Parque da Serra tem o passeio dos Bondinhos Aéreos , lá você terá a bela vista da Cascata do Caracol.



Na Maria Fumaça - Trem do Vinho, o visitante embarca em um trem à vapor que percorre a ferrovia entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa e assiste apresentações culturais que animam os vagões. Nas estações históricas, há degustação de vinho, espumante e suco que mostram os aromas e sabores da Região Uva e Vinho. O percurso passa por três cidades iniciando na Estação de Bento Gonçalves, passa pela estação de Garibaldi e termina em Carlos Barbosa - ou trajeto inverso.

É um dos passeios favoritos de quem vai a Serra Gaúcha, temos constante contato com a cultura italiana. As primeiras locomotivas apareceram no século XIX sendo o mais popular tipo de locomotiva até ao fim da Segunda Guerra Mundial. No Brasil as locomotivas a vapor receberam o apelido de "Maria Fumaça" em virtude da densa nuvem de vapor e fuligem expelida por sua chaminé, sendo que no final do século XIX e início do século XX, os matutos e caipiras, davam-lhe o nome de "Balduína", uma corruptela de Baldwin, a marca das locomotivas de origem norte-americana, usadas à altura.

Ela percorre um trecho de 23 quilômetros entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa,O passeio é operado exclusivamente pela empresa Giordani Turismo e dura aproximadamente duas horas (somando a viagem de trem, de 1h30min, e o regresso/ida de ônibus, de mais 30 minutos). O embarque pode ser realizado em Bento Gonçalves, tendo com destino final a estação férrea do município de Carlos Barbosa – dali, ônibus partem com os passageiros de volta para Bento.

 

Fazer o passeio de trem no sentido contrário também é possível. Os ônibus da operadora levam os turistas de Bento até Carlos Barbosa – de onde a locomotiva parte novamente em direção a Bento Gonçalves. Ou seja: não importa a escolha, você terá de estar em Bento para iniciar o passeio. um roteiro conhecido pelos vinhos, queijos e outras delícias, verdadeiros legados deixados pelos imigrantes italianos. Ao longo do percurso, os vagões do trem viram palco para apresentações artísticas (de música, teatro e dança), que ficam ainda mais animadas após algumas provas de vinhos, espumantes e sucos de uva oferecidos nas estações em que a Maria Fumaça passa. Após o passeio completo os turistas ainda podem aproveitar muito mais!




Pesquisa de: 

Antonia Valim / Prenda Mirim Farroupilha de Alvorada





Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...