quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Especial Enart – Entrevista com Patroa do Ctg Tiarayú Campeão de 2019


Patroa: Vera Lúcia Menna Barreto.


Tiarayu! Campeão do ano passado (2019)  Na sua entrevista foi levado em conta além dela, dançarinos do grupo e etc.)


Jornal Farroupilha: Tem como descrever a emoção de entrar no palco sagrado do ENART?

Vera Barreto: Não cheguei ao palco, mas bem pertinho dele. A emoção que senti acompanhando o grupo no brete e depois perto do musical, já foi emocionante, que consigo até imaginar o que nossos dançarinos estão sentindo naquele momento. Muita garra, muito amor, muita emoção.

Sempre agradeço a cada um deles por me permitirem compartilhar está alegria.

Jornal Farroupilha:  Este ano não teremos o ENART. Como está a situação das invernadas?

Vera Barreto:  Nos paramos de realizar ensaios, mas em momento nenhum deixamos de manter vivo o sentimento de amor a nossas tradições e ao nosso Tiarayú. Foi um ano de encontros virtuais, mensagens pelas redes sociais e envolvimento de todos em campanhas de apoio a toda nossa comunidade. Agora estamos organizando o ano de 2021. Nosso professor, ensaiadores, coreógrafos e equipe de propostas, continuaram estudando e organizando nosso retorno.  Neste mês de novembro, muitas lembranças do ENART e durante todo ano, nos grupos relembramos nossas conquistas e principalmente nossa união.  Esperamos que tudo volte logo ao normal, mas por enquanto estamos pensando muito na saúde de todos.

Jornal Farroupilha:  Qual foi a maior dificuldades de vocês durante o preparo , ou até mesmo em Santa Cruz?

Vera Barreto  Na preparação eu acredito que uma das dificuldades foi encontrar um lugar que pudéssemos ensaiar com os setenta pares. Realizar toda proposta de entrada e saída. Mas como sempre , unidos conseguimos um lugar. Valores necessários também são muitas vezes um desgaste para todos, mas com os eventos realizados, os coordenadores com todo o grupo, conseguiram até pagar toda a indumentária dos dois grupos. Como sempre falo: A união de todos fez a diferença.

Em Santa Cruz , tivemos que encontrar um hotel para 85 adultos, mais as crianças. Mais uma vez, superamos nossa expectativa. Todos bem acomodados.

Jornal Farroupilha : Como acreditas que o ENART contribui para a nossa tradição?

Vera Barreto:   O ENART sempre foi o sonho maior de todo dançarino. E um incentivo para preparação e interesse de todas as categorias chegarem lá. Com o ENART mirim e juvenil, adiantamos um pouco este sonho. Somos muito orgulhosos de sermos também os Campeões do 1°!ENART Juvenil.

Toda forma de mostrar nossa Cultura contribui para engrandecimento de  nossa Cultura. E o ENART e isto, cultura individual e coletiva.

A apresentação do Tiarayú no ENART 2019 foi muito marcante. Como foi o processo de preparo dos dançarinos, e qual foi a reação de todos, incluindo a equipe de suporte com o resultado?

O trabalho realizado foi idealizado logo após o ENART 2018. A equipe da proposta já iniciou as reuniões em fevereiro.  Reuniram antigos dançarinos e organizaram um esquema de ensaios fora do comum. Eram 70 dançarinos divididos em dois grupos. Muito esforço e dedicação de todos. O que mais me deixava feliz era ver o nosso galpão com toda gurizada ensaiando. Mas foi realmente muito cansativo para todos que fizeram parte desta caminhada. A dedicação foi muito marcante, cada um chegava no seu máximo, mas nunca desistiram de se aprimorar cada vez mais.  Com a equipe de apoio, chegamos a quase 90 pessoas.

O resultado até hoje nos emociona. Ver o trabalho de todos os envolvidos ser reconhecido , nos deixou muito felizes e orgulhosos. Foi um momento único. Vendo o vídeo com o momento do resultado, os abraços, as lágrimas, enfim a felicidade de todos e a certeza do dever cumprido, não tem palavras para descrever.

Tiarayu, Campeão de Tudo!

Esta a frase que escutamos de tantas pessoas, muitos que nem conhecíamos, mas que faziam questão de nos abraçar.

Muito emoção e muita felicidades.

Jornal Farroupilha: Como você entrou para o tradicionalismo?

Vera Barreto:  Minha família participou da fundação do CTG Tiarayú, que aconteceu quando eu estava com apenas seis meses. Então posso dizer que praticamente nasci no tradicionalismo. Fui criada aprendendo a amar a tradição gaúcha. Ganhei meu primeiro vestido de prenda com um ano de idade e como meu pai era cria de São Gabriel e trazia uma bagagem da cidade do interior, muito me ensinou sobre a vida rural. Aos nove  anos comecei a dançar na invernada mirim do Tiarayú e nunca mais deixei de participar do tradicionalismo. Mesmo uma época que estive distante da Entidade, não deixei de trabalhar com a preparação de prendas e peões para concursos. Fui 1°Prenda da 1Região Tradicionalista e 2° Prenda do Rio Grande do Sul em 1979. Minha caminhada tradicionalista iniciou cedo e continua até hoje. Agora com muito orgulho como Patroa do meu Tiarayu.

Jornal Farroupilha: Você normalmente está com as invernadas, é bem presente. Acha importante a participação dos representantes das entidades na parte artística?

Vera Barreto:  Eu acredito ser fundamental está presença dos dirigentes ao lado de seus grupos. Não somente na hora de buscar um troféu, mas uma presença constante. Ser um participante do grupo. Eu estou sempre ao lado de todas as invernadas, nos  ensaios, eventos, reuniões e até nos momentos de descontração. Faço um traje  semelhante ao do grupo para acompanha-los no brete e tenho o uniforme e camiseta de todos também. Sou muito orgulhosa de todos que se dedicam a bem representar o nosso Tiarayú e independente do resultado sempre mando mensagens de incentivo e agradecimento a todos. Sou apaixonada pela família que formamos, não só os grupos , mas os indivíduais e também todos os nossos departamentos.

Para mim e muito importante participar de todos os momentos com os meus.




Entrevista de:

Antonia Valim – Prenda Mirim Farroupilha de Alvorada

 


 




 

2 comentários:

  1. Vera, tu és a essência do Tiarayú, meu Jairo te adorava,ensinaste os meus três filhos a dançar, és sem sombra de dúvidas a melhor Patroa que o CTG TIARAYÚ poderia ter! Tenho muito carinho e admiração por ti!

    ResponderExcluir
  2. Essa é minha patroa. Extraordinário o trabalho e a doação dela a todos dentro da entidade.

    ResponderExcluir

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...