Jornal Farroupilha: Qual a sua entidade?
Jeândro: CTG Tiarayú
Jornal Farroupilha: Fale um pouco sobre alguns projetos que realizou
em prol do tradicionalismo na parte de divulgação?
Jeândro:
Na verdade tudo sempre foi feito em parceria com a minha Prenda Éwilin
Ayres. Começamos com um perfil de Facebook/Instragram chamado Cultura Gaúcha,
em 2009, depois fui diretor de marketing em uma Academia de Dança de Salão
Gaúcha, onde expandimos em 1 ano de 3 para 12 CTGs os nossos cursos, fui
vice-patrão do CTG Sinuelo da Amizade onde também fazia o marketing da
entidade, o que ajudou a multiplicar o número de associados, já em 2014
assumimos a comunicação social da 1ª RT onde fizemos um blog do Acampamento da
Copa do Mundo, com vídeos e matérias, em 2015 concluímos a reorganização da
comunicação digital da RT com ótimos resultados, todos os eventos foram
lotados, desde cursos, palestras a festivais.
Também fomos diretores de
comunicação do CTG Rancho da Saudade e CTG Tiarayú, onde auxiliamos em diversos
eventos, também de muito sucesso e galpões lotados. Trabalhamos uma divulgação
homogênea entre todas as áreas do CTG, com a finalidade de divulgar e aproximar
a comunidade das atividades que mais tenham interesse.
Também desde 2013 somos
responsáveis pela comunicação dos Cavaleiros da Costa Doce, onde realizamos
cavalgadas anuais, sempre temos um grande número de participantes e promovemos
uma grande visibilidade dos atrativos turísticos e naturais da Lagos dos Patos.
Desenvolvemos ou ajudamos
inúmeros projetos pela tradição, sempre estendemos a mão a qualquer entidade
que nos pediu ajuda, independente de qualquer filiação.
Jornal Farroupilha: Para você qual a importância das entidades
criarem um departamento de marketing?
Jeândro: Agora no pós-pandemia ou pelo menos
na volta controlada das atividades, mais do que nunca este departamento será
fundamental, pois pior que a crise financeira será a crise nos quadros sociais.
Os CTGs terão que se comunicar melhor com a comunidade sobre as atividades que
oferecem e terão de buscar um público novo, que ainda não freqüenta a tradição
dentro de nossas entidades.
Jornal Farroupilha: Cite um
fato positivo da pandemia para as nossas entidades e um negativo?
Jeândro:
Positivo talvez a rapidez nas decisões, que poderão ser tomadas sem a
presença física dentro das entidades, muitas vezes decisões importantes são
adiadas pois um membro não pode ir no
dia, ou está distante e para isso teremos as reuniões online. Outro ponto é que
teremos que deixar de nos fechar em nossos galpões e procurar melhorar a
integração com a comunidade.
Pontos negativos são inúmeros,
mas para mim o pior será o esvaziamento dos quadros sociais. Muitos não terão
condições financeiras de retornar, outros já vão estar envolvidos com outras
atividades. Ainda teremos aqueles que vão perder o embalo da rotina de ensaios,
treinos, rodeios e se acostumarão a viver sem isso, também o próprio
esvaziamento de grupos (seja do que for) causará a desmotivação dos que
restarem.
Mas eu tenho convicção que o
movimento se reinventará, abrirá suas porteiras, terá um foco mais comunitário
e menos competitivo, e isso vai atrair um público novo e por conseqüência
também aqueles que já freqüentavam, mas estavam desmotivados
Entrevistado por:
Klara Beyer - Prenda do Ctg Bento Gonçalves da Silva 1ºRT
Nenhum comentário:
Postar um comentário