Nasceu em 13 de dezembro de 1929, numa chácara nas
imediações da histórica vila de Piratini (capital farroupilha), RS. Devido à
dificuldade para cursar uma escola regular, teve de aprender as primeiras
letras e quatro operações com sua própria mãe, a qual, ao se improvisar de
professora, também lhe ensinou teoria musical, um pouco de piano e, inclusive,
uma novidade na época chamada datilografia.
Indo cursar o ginásio na cidade de Pelotas (Ginásio
Gonzaga), aos doze anos fundou um jornal escolar ("O Gonzagueano"),
em que publicou seus primeiros contos regionais ou de fundo histórico. E também
fundou o conjunto musical significativamente denominado "Os Minuanos"
(uma das tribos indígenas no velho Rio Grande do Sul), que pretendia se
especializar em música regional gaúcha mas que, por inexistência de repertório
àquela época, teve de se conformar com o gênero sertanejo e um tanto de música
urbana brasileira.
Para cursar o 2o grau colegial, transferiu-se para Porto
Alegre, ingressando no Colégio Júlio de Castilhos. Aos dezesseis anos de idade
já colaborava para uma das principais revistas brasileiras de cultura
("Província de São Pedro") e obteve seu primeiro emprego como revisor
e repórter da "Revista do Globo".
No ano seguinte participou da primeira Ronda Crioula/Semana
Farroupilha e, munido de um caderno de aula para coletar assinaturas de
eventuais jovens que se interessassem pelo assunto, tomou a iniciativa para a fundação
do primeiro Centro de Tradições Gaúchas (CTG), o "35".
Nesta agremiação ele retomou seu interesse pela música
regional e, na falta de repertório, foi criando suas primeiras canções, tais
como a toada "Negrinho do Pastoreio" - hoje um clássico da música
regional gaúcha.
Bacharel pela Faculdade de Direito de Porto Alegre (UFRGS),
1952.
Formando com seu amigo Paixão Côrtes uma abnegada dupla de
pesquisadores, de 1950 a 1952, realizou o levantamento de resquícios de danças
regionais e produziu a recriação de danças tradicionalistas. Resultado dessa
pesquisa da dupla foi o livro didático "Manual de Danças Gaúchas" e o
disco long-play (o terceiro LP produzido no Brasil) "Danças Gaúchas",
na voz da cantora paulista Inezita Barroso.
Incentivou a realização do Primeiro Congresso
Tradicionalista do Rio Grande do Sul, levado a efeito na cidade de Santa Maria,
em 1954, quando apresentou e viu aprovada sua tese de base socióloga "O
Sentido e o Valor do Tradicionalismo", definidora dos objetivos desse
movimentos.
Em 1956 montou um grupo teatral para apresentação de sua
comédia musical "Não te assusta, Zacaria!", e saiu divulgando as
danças e os costumes gauchescos por todas as regiões do Rio Grande do Sul,
colhendo aplausos também nas cidades de Curitiba e São Paulo.
Residiu na capital paulista até 1954, envolvido com produção
de rádio, televisão, teatro e cinema, detendo-se finalmente na área de
propaganda e relações públicas. Chefe de grupo-de-criação da Jr. Walter
Thompson Publicidade e chefe de relações-públicas do Banco Crefisul de
Investimentos.
Voltou a Porto Alegre em 1974, já como especialista em
Comunicação Social, tendo trabalhado na Mercur Publicidade e Companhia
Riograndense de Saneamento, CORSAN. Aposentou-se como jornalista em 1987.
Entrementes, na administração de Amaral de Souza, foi
Secretário Estadual da Cultura, tendo então idealizado para Porto Alegre um
centro oficial de cultura acadêmica, que veio a pré-inaugurar em março de 1983:
a Casa de Cultura Mário Quintana.
Mantinha pequena reserva ecológica no município de Camaquã,
onde residia com sua esposa Nilza, dedicada à produção artesanal de erva-mate e
plantas medicinais. Filhos: Guilherme, analista de sistemas, residente em Porto
Alegre e Valéria, casada com norte-americano e residente no estado de New
Jersey, USA.
Teve destacado nome na música popular e na literatura.
Dentre suas músicas, sempre de cunho gauchesco, destacam-se "Negrinho do
Pastoreio", "Quero-Quero", "Balseiros do Rio Uruguai",
Levanta, Gaúcho!", "Despedida", bem como as danças
tradicionalistas em parceria com Paixão Côrtes.
E numa bibliografia de cerca de cinqüenta títulos,
destacam-se os romances "República das Carretas" e "Os
Guaxos" (prêmio 1959 da Academia Brasileira de Letras), os contos e
crônicas de "Rodeio dos Ventos", o ensaio indigenista "Era de
Aré", a tese pioneira "O sentido e o Valor do Tradicionalismo",
o ensaio "Nativismo, um fenômeno social gaúcho", "Mão Gaúcha,
introdução ao artesanato sul-rio-grandense", o álbum em quadrinhos "O
Continente do Rio Grande" (com desenhos de FLávio Colin) e os didáticos
"Problemas brasileiros, uma perspectiva histórica"", "Rio
Grande do Sul, prazer em conhecê-lo", e "Primeiras Noções de
Teatro". Também os dois volumes do Almanaque do Gaúcho.
Foi Conselheiro Honorário do MTG - Movimento Tradicionalista
Brasileiro.
Infelizmente o Rio Grande do Sul no dia 11 de março de 2002 em Camaquã, perdia sue
grande folclorista. Está sepultado e sua cidade natal Piratini.
Pesquisa de:
Fabiana Thomaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário