quinta-feira, 29 de julho de 2021

Onofre Pires da Silveira Canto.


Onofre Pires da Silveira Canto.

Militar Brasileiro, um dos líderes da Revolução Farroupilha.



 Onofre Pires nasceu em Porto Alegre, em 25 de setembro de 1799, filho de Pedro Pires da Silveira do Canto e de Ana Clara Barbosa de Menezas. 

Combateu com o Regimento de Cavalaria de Milícias de Porto Alegre pela integridade do Rio Grande do Sul, nas guerras contra Artigas, em 1816 e 1821, e pelo Brasil, na Guerra Cisplatina em 1825 – 1828.

Principais ações.

Na Revolução Farroupilha foi dos mais ativos e atuantes coronéis, coube a ele comandar as forças que deram início à Revolução Farroupilha na noite de 19 de setembro de 1835, no vitorioso encontro de Ponte da Azenha, que criou condições para a conquista de Porto Alegre em 20 de setembro de 1835, com a entrada nela do líder político-militar da revolução, e seu primo, o coronel Bento Gonçalves.

A seguir, comandando a Divisão do Norte, atuou sobre São José do Norte, concorrendo para que Presidente Braga, deposto, viajasse para o Rio de Janeiro e mais para a libertação de Domingos José de Almeida, preso naquele local, fazia 17 dias.

Em 22 de abril de 1836, num dos episódios mais negros de sua biografia, Onofre Pires derrota em Mostardas os legalistas comandados pelo capitão Francisco Pinto Bandeira, porém ordena o fuzilamento de todos os prisioneiros. Eram 12 prisioneiros, este fato mereceu censura do Partido Republicano. Capitão Pinto Bandeira caindo aos pés de Onofre Pires, pediu que sua vida fosse poupada pois era casado e pai de 11 filhos. Onofre respondeu: “não seja covarde, morra ao menos como bom brasileiro”, e foi morto. Ele não soube impor sua posição de chefe. Deu ouvidos aos inimigos daqueles que estavam esperando a morte. Antônio Pedro em nome da tropa pedia a cabeça deles. Onofre foi fraco e mandou fuzilar, obedecendo à imposição dos cidadãos que ele, com sua voz e a sua espada em mãos, levou-os ao combate.

Negou assim Onofre Pires a tradição de firmeza e doçura, foi firme, mas impiedoso, não respeitou a vida, a honra, a reputação e a família do vencido, que pertencia ao legendário Rafael Pinto Bandeira, a primeira espada continentina ao qual muito deve o Rio Grande a definição de seu destino brasileiro, em 1776, por forças das armas.

A História o julgará!”



Em outubro de 1836, Onofre Pires foi preso na Batalha do Fanfa, junto com Bento Gonçalves. Foi levado como prisioneiro ao Rio de Janeiro, preso no forte de Santa Cruz, fugiu um ano depois, jogando-se ao mar, usando como bóias 4 bexigas de boi infladas, em companhia do capitão José de Almeida Corte Real. Bento Gonçalves não fugiu, em solidariedade a seu companheiro Pedro Boticário não passou pela grade, por ser muito gordo.

Em 30 de abril de 1838, no combate de Rio Pardo, comandou a Divisão que atacou o flanco esquerdo imperial. Ao final foi encarregado de chefiar Comissão de Requisição de mercadorias pertencentes a imperiais, segundo lista que lhe foi entregue pelo Coronel Bento Manuel.

Onofre não querendo passar por saqueador, assinava recibos dizendo que assim agia de ordem de Bento Manoel Ribeiro.

Em 1844, desgastados por tanto tempo de guerra, Bento e Onofre entraram em linha de colisão. A partir daí, Onofre Pires falava abertamente à tropa, tudo que sentia em relação ao primo. Onofre era um valoroso soldado, mas com péssimo costume de falar de seus interlocutores pelas costas.

Bento, em carta, pediu que Onofre confirmasse ou não, por escrito, as acusações ofensivas à sua honra, feitas em presença de terceiros. Onofre logo respondeu confirmando, abrindo mão de suas imunidades parlamentares e colocando-se à disposição de Bento para um duelo, hipótese desejada por Onofre Pires, que levava grande vantagem por seu porte atlético e por ter dez anos a menos do que Bento (44 contra 54).

Bento Gonçalves procurou Onofre Pires e o desafiou para o duelo, que aconteceu no dia 27 de fevereiro de 1844, no acampamento do Exército, nas margens do rio Sarandi, em Topador, em Santana do Livramento.

Onofre foi atingido no antebraço direito, fato que interrompeu o duelo. Quis o destino que Onofre Pires viesse a morrer, em 03 de março de 1844, há um ano do término da Revolução, vítima de um ferimento no antebraço direito, durante o duelo com Bento Gonçalves.

Com seu temperamento singular, Onofre Pires envolveu-se em diversas questões rumorosas, que se refletiam negativamente na imagem, na unidade do movimento revolucionário farrapo e no seu próprio fim, trágico e solitário.                                                                                                                                                                                             

 

 

Pesquisa de:

 Sandra Ferreira / 1 chinoca do CTG Sentinelas do Pago.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...