quinta-feira, 22 de julho de 2021

MATA ATLÂNTICA ( parte 3)


Retomando a nossa viagem por esse incrível bioma localizado no nosso país vamos conhecer desta vez  pouquinho mais sobre FAUNA!

 

 

A Mata Atlântica abriga 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 de mamíferos e cerca de 350 espécies de peixes.

 

Muito desses animais correm o risco de extinção: mico-leão-dourado, bugio, tamanduá-bandeira, veado, gambá, cutia, tatu-canastra, mono-carvoeiro, arara-azul-pequena, lontra, quati, anta, onça-pintada, jaguatirica, capivara, etc.

 

Anfíbios

Sapo-cururu (Rhinella ictérica)

Sapo-martelo (Hypsiboas faber)

Perereca-verde (Phyllomedusa nordestina)

Filomedusa (Phyllomedusa distincta)

Pererequinha-da-restinga (Dendrophryniscus berthalutzae)

Perereca-de-bromélia (Scinax perpusillus)

Rã-de-vidro (Hyalinobatrachium uranoscopum)

Rã-de-cachoeira (Cycloramphus duseni)

Rã-goteira (Leptodactylus notoaktites)

Rã-escavadeira (Leptodactylus plaumanny

 

Répteis

Caninana (Spilotes pullatemus)

Jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris)

Jiboia-constritora (Boa constrictor)

Jararaca (Bothrops jararaca)

Cágado-pescoço-de-cobra (Hydromedusa tectifera)

Cágado amarelo (Acanthochelys radiolata)

Cobra coral-verdadeira (Micrurus corallinus)

Serpente-olho-de-gato-anelada (Leptodeira annulata)

Falsa-coral (Apostolepis assimilis)

Teiú (Tupinambis merianae)

 

Os anfíbios são animais de extrema importância para o equilíbrio das populações das espécies que se relacionam nas teias alimentares, pois controlam a população de insetos e outros invertebrados e servem de comida para répteis, aves e mamíferos.

 

Um animal de grande destaque na Mata Atlântica é o Mico-Leão Dourado!

 

Nos anos 70, restavam pouco mais de 200 micos-leões-dourados na natureza. Com o programa para tentar recuperar a população desses animais na Mata Atlântica no Rio de Janeiro, o número de micos já chega a mil.

O mico-leão-dourado está sempre em grupos de 5 a 6 indivíduos, chegando a viver por até 15 anos. Eles se alimentam de frutos silvestres, insetos e pequenos vertebrados.

Existem quatro espécies de micos-leões, todas encontradas apenas no Brasil: o mico-leão-dourado, que vive na Mata Atlântica de Baixada Costeira do estado do Rio de Janeiro; o mico-leão-da-cara-dourada, encontrado na região cacaueira do sul da Bahia; o mico-leão-preto, encontrado no Morro do Diabo, Pontal do Paranapanema (SP); e o mico-leão-da-cara-preta, último a ser descoberto, em 1990, que vive na região do Lagamar (Paraná e São Paulo).

 

No que se refere à legislação, a proteção da fauna está prevista em nível federal na Constituição pela Lei 5.197/67 e também pela Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). Iniciativas de caráter global com desdobramentos de ação regional e local, como a Agenda 21, também são um instrumento de apoio para a proteção da fauna.

E é claro que é de extrema importância a conscientização dos cidadãos e da ação do governo para a preservação e valorização deste bioma!

 


Pesquise de: 

Antonia Valim – Prenda Mirim Farroupilha 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...