quinta-feira, 15 de julho de 2021

A Lenda da Vitória-régia

                           


Uma das mais conhecidas lendas do folclore brasileiro, pertence à cultura da região norte, ela explica a origem da planta aquática que é símbolo da Amazônia.

 

Segundo essa lenda indígena e amazônica, a vitória-régia é originalmente uma índia que se afogou após se inclinar no rio para tentar beijar o reflexo da lua. Para os índios, a lua era JACI, por quem a índia estava apaixonada.

Segundo os indígenas, a lua Jaci descia à terra para buscar moças  virgem e belas para transformá-la em estrela do céu. Naiá, que viria a ser transformada na vitória-régia, era uma dessas índias que esperava ansiosa pelo encontro com o Deus Lua.



 Apesar da tribo alertar Naiá, que ela deixaria sua forma humana se fosse levada por Jaci, a jovem não se importava, ela estava apaixonada, e essa paixão virou obsessão, Naiá não queria mais comer nem beber nada, só admirar a Lua. conforme o tempo passava, desejava cada vez mais se encontrar com Jaci.

Certa noite, em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira do lago, viu a imagem da lua estava sendo refletida no meio das águas, acreditou que o deus Lua havia descido do céu para se banhar. Assim, inconscientemente a moça Naiá se inclina para beijá-lo e cai no lago despertando da ilusão.

No entanto, apesar do seu esforço, não consegue se salvar e morre afogada.

Ao saber o que tinha acontecido com Naiá, Jaci ficou bastante comovido e por esse motivo quis homenageá-la. Em vez de transformá-la em uma estrela como fazia com as outras índias, a transformou em uma planta aquática, a vitória-régia, que é conhecida como a estrela das águas, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite.

 

Pesquisa de: 

Sandra Ferreira  /  1º chinoca do CTG Sentinelas do Pago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...