quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Entrevista Com Aline Machado

 


Jornal Farroupilha:  Como você começou no tradicionalismo?

Aline Machado: Minha historia tradicionalista, começa aos nove anos, no CTG Vaqueanos da Tradição, no bairro onde vivia com minha família, conheci a entidade através de uma colega de escola. Já na primeira vez que entrei no galpão, me encantei e quis participar, podemos dizer que foi amor á primeira vista, e também a vontade de conhecer nossa cultura e tradição.

Jornal Farroupilha:  Hoje você é do CTG Gildo de Freitas, quando e porque escolheu essa entidade para fazer parte?

Aline Machado: No ano de 2016 a convite de dois grandes amigos, participei de uma palestra no CTG Gildo de Freitas, e no mesmo ano comecei a participar das atividades da entidade, no Gildo temos o costume de falar que o galpão não tem tramelas nas portas e portão, que todos que chegam podem entrar, e foi assim que me senti em casa. Logo depois o patrão na época Rodrigo Vargas e o diretor cultural, me convidaram para fazer parte do departamento cultural.

Jornal Farroupilha:  Do prendado interno da tua entidade, participou para quais categorias?

Aline Machado: Em 2017, vim a ser chinoca da casa, recebi a faixa da amiga Helen , e na época brincamos, que em 2018, iria devolver a faixa a ela, e realmente aconteceu.

Jornal Farroupilha:  E nas invernadas participou de qual categoria?

Aline Machado:  Sim, dançava na invernada veterana, hoje não danço mais, mas o amor pela dança continua.

Jornal Farroupilha:  Fez parte do departamento cultural, e quão importante acha ser esse departamento em uma entidade?

Aline Machado:  Atualmente  sou a segunda diretora do departamento cultural do Gildo, mas tudo começou no Vaqueanos, quando conheci o senhor Jose Luis dos santos e vera Lucia Barreto, que despertaram em mim o interesse pelo cultural. Esse departamento é o coração de uma entidade, é através do cultutal que os outros departamentos trabalham, não podemos esquecer que é assim que preservamos nossas tradições e cultura, para que futuras gerações possam dar continuidade o legado do grupo dos oito, assim como a historia de Paixão  e Barbosa. Vejo o quanto é importante um departamento cultural  ativo, assim como um departamento jovem, para que possam dar suporte as novas prendas e peões.

Jornal Farroupilha:  No ano de 2018, fez concurso regional, como foi essa experiência?

Aline Machado: Em 2018, pude então levar novamente o nome do CTG Gildo de Freitas, aos concursos regionais, para mim foi uma grande honra representar essa grande casa, a experiência como regional foi maravilhosa, pois tive ao meu lado pessoas maravilhosas que estarão guardadas em meu coração para sempre, formando uma grande família,  alguns momentos difíceis mas a alegria o amor o respeito, ensinamentos, tudo que vivemos juntos durante um ano, serão memórias, historias e lembranças de bom momentos.

Jornal Farroupilha: o que diria para incentivar  prendas e peões a participarem de concursos regionais?

Aline Machado: Hoje percebo, que cada vez menos encontramos prendas e peões que queiram participar dos concursos internos e regionais, mas acredito que isso, muitas vezes é falta de incentivo aos jovens a participar. A vida de uma prenda ou de um peão, que representam uma entidade, é cheia de responsabilidades, regras e objetivos, pois quando escolhemos dar esse passo, levamos para toda nossa vida, tanto tradicionalista quanto particular, nos regramos  com horários, estudos e trabalho. Mas também tem seus encantos, alegrias.

 Sempre incentivo prendas e peões que me procuram a participarem dos concursos, cirandas e entreveros, pois é um sonho a se realizar. Esse ano foi diferente, mas em 2021 estaremos todos juntos, esperando as novas prendas e peões. Acreditem, busquem, realizem seus sonhos e projetos.

Gostaria de agradecer por essa oportunidade de contar um pouco da minha história como tradicionalista, a todos os amigos que durante todos esses anos estiveram ao meu lado, mas em especial a minha amada filha Pietra Machado de Souza,  por ser sempre a minha companheira, amiga e parceira de todos os momentos.




Entrevista Feita por:

Sandra Ferreira / 1º Chinoca Ctg Sentinelas do Pago




Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...