quinta-feira, 13 de maio de 2021

Os 201 anos da enfermagem!

 


Florence Nightingale

(12 de maio de 1820 - 13 de agosto de 1910)

A pioneira da enfermagem moderna Florence Nightingale nascida em 12 de Maio de 1820 em uma  região hoje pertencente a Itália: Florença, tinha uma armadura forte, muito determinada , destemida, guerreira, trabalhadora, uma mulher com a mente muito a frente de seu tempo avançando séculos em pouco tempo, usou da sua inteligência que demostrou desde cedo que não deixaria sua mente estacionada em casa como a maioria das mulheres do século 19, aos apenas 20 anos de idade indignada com as formas de vida precárias da população embarcou em diversas viagens visitando hospitais, pesquisando, aprendendo, também ensinando e transmitindo seu conhecimento mudando drasticamente  situações, Florence também teve um papel de destaque durante a Guerra da Crimeia, que se desenrolou entre 1853 e 1856 no leste da Europa. Em 1854, partiu em direção a Scutari, região da atual Turquia, para dar suporte aos feridos ao lado de outras dezenas de enfermeiras voluntárias, todas treinadas por ela. 


E foi ali que o conhecimento da enfermeira fez toda a diferença: com aquelas práticas básicas de priorizar  a circulação do ar, a exposição ao sol e a higiene, Florence conseguiu derrubar a mortalidade entre os soldados britânico. Antes de suas intervenções, 42% morriam nos leitos. Depois, essa taxa caiu incrivelmente para 2,2%.

 

E claro ajudando, durante sua vida, enquanto adquiria sabedoria e informações  escreveu livros e artigos, muito importantes e significativos, segundo suas pesquisas e observações, até mesmo doente , acamada não podendo atuar "em campo" na enfermagem, não parou de trabalhar, ela produziu um relatório de quase 900 páginas, sistematizando todo o conhecimento que obteve durante o confronto. Esse foi apenas um de dezenas de livros e artigos que escreveu ao longo das décadas.



Florence ( centro da Foto)


Ainda acamada, ela também desenvolveu em 1859 o projeto do que viria a se tornar a Escola de Enfermagem do Hospital St. Thomas, em Londres. A instituição existe até hoje como parte do King’s College London, uma das principais universidades do Reino Unido.

 

E ainda teve muitas outras realizações, não é atoa que seu aniversário é marcado pelo Dia Internacional da Enfermagem, até hoje em toda formatura ou colação de grau do curso de enfermagem, alunos do mundo inteiro repetem um juramento escrito por ela:

 

“Juro, livre e solenemente, dedicar minha vida profissional a serviço da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e dedicação; guardar sem desfalecimento os segredos que me forem confiados, respeitando a vida desde a concepção até a morte; não participar voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; manter e elevar os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.” 


Sua trajetória, trabalho dedicação e esforço, é a síntese do significado da enfermagem, cuidar e respeitar a vida do princípio, até a morte.

Com certeza estar nesse meio profissional não deve ser nada fácil, imaginamos ainda que em tempos de pandemia, estes profissionais deixam suas  família, trabalham incansavelmente, arriscando suas vidas, para tentar salvar outras!

 

Parabéns a todas essas pessoas incríveis, que merecem o nosso respeito e :

Muito Obrigada pelo trabalho e esforço!

12 de Maio Dia da Enfermgem

 

Feliz Dia da enfermagem!



Pesquisa de:  

Antonia Valim – Prenda Mirim Farroupilha




Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...