quinta-feira, 27 de maio de 2021

ENTREVISTA – Elma Sant Ana , presidente da comissão do Bicentenário de Anita Garibaldi

 


O Jornal Farroupilha tem a honra de poder conhecer um pouco dessa grande historiadora Elma Sant Ana, temos muito a aprender sobre nossa Cultura Gaúcha.

Jornal Farroupilha:  Seu nome e cidade natal?

Elma:  Elma Sant Ana e minha cidade natal é Triunfo/ RS

Jornal Farroupilha:  Quais pesquisas que  mais você se identificou ?

Elma: Me identifico,  em geral, com a cultura gaúcha. Escrevo sobre Benzedeiras,  Parteiras, Tropeiros, Folclore da Mulher Gaúcha

Jornal Farroupilha: O que levou você a se aprofundar na história de Anita Garibaldi ?

Elma:  Sou uma contadora de  histórias.  

Valorizo muita a história das nossas mulheres. Assim, cheguei à  história da heroína ANITA GARIBALDI. Ela teve participação direta na Revolução Farroupilha. Foi mãe de uma criança nascida  em solo gaúcho,  em Mostardas, MENOTTI  GARIBALDI, em 16 de setembro de 1840, em pleno período da Revolução Farroupilha ( 1835 - 1845).

Jornal Farroupilha:  A senhora tem contato com a família da Anita na Itália? conte pra nós essa experiência?

Elma: Sim, tenho contato com alguns descendentes da família GARIBALDI. Eles adoram o Rio Grande do Sul, a história de Giuseppe e Anita Garibaldi. Sempre recebem muito bem, nossas comitivas Garibaldinas.

ANITA e Giuseppe tiveram 4 filhos: MENOTTI,  Ricciotti, Rosita e Teresita. Rosita morreu bem pequenina. Alguns descendentes já visitaram nosso Estado.

Jornal Farroupilha:  Fale  um pouco dos preparativos para o bicentenário de Anita.

Elma: Estamos neste ano, comemorando 200 anos de nascimento de ANITA. Foi assinado um decreto oficial, declarando este ano, o Bicentenário de ANITA ( 1821-2021). Foi criada uma Comissão para tratar das festividades do Bicentenário de ANITA GARIBALDI. Eu tenho a honra de ser a presidente desta Comissão.

 

Parabéns pelo nome deste projeto:  MENOTTI GARIBALDI. Contém comigo!  Beijos da Elma Sant Ana.



Entrevista de:   

Klara Beyer – Prenda Ctg Bento Gonçalves da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...