quinta-feira, 6 de maio de 2021

Dia das mães- Anita Garibaldi!



Anita de Jesus Ribeiro, conhecida como Anita Garibaldi, nasceu em Morrinhos, então município de Laguna, Santa Catarina, no dia 30 de agosto de 1821. Filha de Bento Ribeiro da Silva, um modesto comerciante de Laguna, descendente de família portuguesa vinda dos Açores e de Maria Antônia de Jesus.

A " Heroína dos dois mundos"  marcou a história do nosso Rio Grande do Sul , deixando seu legado através de sua bravura, coragem, por ser destemida e uma mulher bastante avançada para época guerreando em nome do Rio Grande.

Nesses anos de guerra, Anita Ribeiro da Silva, conhece Giuseppe Garibaldi. Anita, já unida a Garibaldi, participou ativamente do combate em Imbituba, Santa Catarina e da batalha de Laguna onde carregou e disparou um canhão.

Participou de batalhas, apoiando a a causa Rio- Grandense, mas então durante a Batalha dos Curitibanos Anita foi capturada pela Tropa Imperial estava grávida de seu primeiro filho, e com muito esforço fugiu a cavalo  a procura de Garibaldi pois lhe haviam informado que ele havia morrido e então inconformada saiu a galope o localizando em Vacaria .

E então em 16 de Setembro de 1840 nasce Domenico Menotti o primeiro filho de Giuseppe Garibaldi e Anita Garibaldi, os dois se casaram em 1842 em Montevideo na paróquia San Bernadino,  ainda tiveram mais dois filhos Teresita e Ricciott.

 

Anita viveu um vida cheia de peleias, obrigada a se casar com apenas 14 anos de idade, batalhando e guerreando, em 49 ela e seu marido seguem para mais uma batalha, em Roma mas são perseguidos, e durante a fuga de Roma, vestida de soldado e grávida de cinco meses, Anita Garibaldi adoece em Orvieto, com febre de tifóide acaba não resistindo .

Anita Garibaldi faleceu em Mandriole, Itália, no dia 04 de agosto de 1849.

 

Essa história é de uma mulher forte, batalhadora, que enfrentava seus medos e partia para a luta, lutou grávida, e passou por grandes dificuldades.

A mulher gaúcha também é assim, apesar de hoje não vivermos mais em tempos de guerra, são diversas as lutas que batalham diariamente para conseguir trabalhar, cuidar da casa dos filhos, sempre tão carinhosas , tendo um sorriso mágico que ilumina por onde passa,

Feliz Dia das Mães para estas mulheres incríveis, não temos palavras para agradecer tudo o que faz  pensando em nós!

Cada abraço, consolo, ajuda com os deveres da escola, participação no CTG,nos apoiando , incentivando a seguir nossos sonhos, não tem preço, 

obrigada!




Texto de:
Antonia Valim
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...