quinta-feira, 25 de março de 2021

Semana Santa.

 




A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa. Esta é uma comemoração móvel, que acontece no fim da Quaresma, um período que se inicia na quarta-feira de cinzas, dia seguinte ao Carnaval.

 

Confira os significados das celebrações:


Domingo de Ramos:



Abre a Semana Santa, pois celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém. Esse domingo é chamado assim, porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria, eles O recebem com alegria e louvor, eles sabem que há algo especial naquele homem.

A celebração se inicia com uma missa, onde os ramos trazidos pelos fiéis são abençoados pelos sacerdotes.

A liturgia dos ramos não é uma repetição apenas da cena evangélica, mas um sacramento da nossa fé, na vitória do Cristo na história, marcada por tantos conflitos e desigualdades.


Segunda-feira Santa:



Neste dia, proclama-se, durante a Missa, o Evangelho segundo São João. Seis dias antes da Páscoa, Jesus chega a Betânia para fazer a última visita aos amigos de toda vida. Jesus já havia anunciado que sua hora havia chegado.



Terça-feira Santa:



A mensagem central deste dia passa pela Última Ceia, em que com grande tristeza, Jesus anuncia a sua morte, causando grande sofrimento aos seus discípulos. Anuncia também a traição de Judas e as fraquezas de Pedro. Jesus diz: “Agora é glorificado o Filho do homem e Deus é glorificado nele.” No conto do servo de Javé, descreve-se a missão de Jesus. Deus o destinou a ser “Luz das nações, para que, a salvação alcance até os confins da terra.”


Quarta-feira Santa:



Encerrasse na quarta-feira Santa o período de Quaresma. Várias paróquias neste dia realizam a “Procissão do Encontro”, homens saem de uma igreja, com a imagem de Nosso Senhor dos Passos, e as mulheres saem de outra igreja com a imagem de Nossa Senhora das Dores, e assim celebram o doloroso encontro entre Mãe e Filho. O Padre faz um sermão, fazendo uma reflexão, que chama os fiéis à conversão e á penitência.


Quinta-feira Santa:



Também conhecida como quinta-feira de Endoenças, Cristo reuniu-se com seus discípulos pela última vez e celebrou com eles. Jesus narrou o que aconteceria com ele, a traição (cometida por Judas) e a negação (realizada por Pedro). Neste dia também costuma-se realizar o lava-pés, onde Jesus lava os pés dos seus discípulos para demonstrar o amor por cada um, e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem.


Sexta-feira Santa:



Ou sexta-feira da Paixão, data que relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário.

Nas primeiras horas da manhã, Jesus é traído, condenado e açoitado e sentenciado à morte pela crucificação. Enquanto está na cruz, Ele é cercado por pessoas que zombam Dele cruelmente. Mas em vez de condená-las, Jesus Cristo implora a seu pai:

“Perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”

A cruz, segue erguida como sinal de salvação e esperança. Contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que o transpassou o lado.

Há um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da santa cruz, momento em que esta é apresentada solenemente à comunidade.


Sábado santo:



Também conhecido como sábado de Aleluia, é quando ocorre a vigília pascoal, que está relacionado com a preparação para a ressurreição de Jesus Cristo. A grande lição é esta: Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos.  Depois de seu último grito na cruz – “Por que me abandonaste?” ele cala e descansa. No sábado também é o dia que se acende o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a Luz de Cristo, que ilumina o mundo. Na vela esta gravada as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer:

“Deus é o princípio e o fim de tudo.”


Domingo de Páscoa:



Ou domingo da ressurreição, é feriado e uma data comemorativa crista, que celebra a ressurreição de Jesus, ocorrida ao terceiro dia após sua crucificação no calvário. É a principal celebração do ano Litúrgico Cristão.

A Páscoa é uma comemoração que surgiu na tradição judaica, em memória da libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Os judeus relembram a passagem do anjo da morte durante o acontecimento da décima praga do Egito.

Do hebreu “Peseach”, páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade.

Para os cristãos, a Páscoa relaciona-se com a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. Os cristãos entendem que a morte de Cristo foi um sacrifício voluntário com o propósito de salvar a humanidade de seus pecados. Por meio deste sacrifício, a humanidade ganhou uma nova chance.

Ao longo da quaresma muitos fiéis realizam a Via-Sacra, como forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz. A igreja nos propõe esta meditação, para nos ajudar a rezar e a mergulhar na doação e na misericórdia de Jesus que se dou por nós. Muitas paróquias realizam a encenação por meio de 14 estações da Via-Crucis.

 

 

Pesquisa de:   

Sandra Ferreira - 1 chinoca do CTG Sentinelas do Pago.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...