quinta-feira, 4 de março de 2021

Poesia - O “Libisomem” do Rincão

 


Autor: Cléber Luz


Foi numa noite de sexta-feira

Que este fato sucedeu!

A lua prateava o campo

Bem logo que anoiteceu.

 

O vento no taquaral

Imitava uma cantiga de ronda...

E um grilito cricrilava

Num guitarrear de milonga.

 

Mal cruzava a meia noite

Se alvoroçou a cuscada.

Peguei o “foco” e alumiei

Do terreiro até a ramada.

 

Atrás d’uma cerca de ripa

Um bicho estranho se escondia,

Batendo as “oreia” grande

Cada vez que se sacudia.

 

A patroa botou os “óio”

No tal bicho interessante...

Perguntei: -“Mas que tal o bicho?”

-É uma “oveia” da Guilhermina

Que se escapou do potreiro!

Ou a “macoa” do Juvêncio

Que se bandeou do chiqueiro!

 

-Nada disso! Respondi

Num jeitão bem entonado.

-É “libisome”, te garanto,

Pois nisso sou estudado.

 

Saquei o trinta do coldre

E fiz bem a pontaria...

Três palmo acima da cerca,

Pois matá-lo eu não queria.

 

O Schmidtão berrou grosso

Que deu eco no rincão.

Como um courisco se sumiu

O bichinho na imensidão.

 

Deixou rastro na lavoura

Mas, casco e pata não era!

Só uns risco meio torto

Quando buscava a tapera.

Desde então eu arreparo

As atitude dos “amigo”!

Só o Juvêncio corta rastro

Quando se topa comigo.

 

Não chega mais lá em casa,

Nem tampouco cumprimenta,

Anda sempre a passo largo

Quando na vila se apresenta.

 

Quando me encherga no bolicho

Parece ver assombração.

Mas oigale! To achando que descobri

Quem é o “libisome do Rincão”!

 

Baseado em relatos do Sr. Antônio Sebastião, Esmeralda/RS

 

 

Pesquisa de :

Antonia Valim – Prenda Mirim Farroupilha

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...