quinta-feira, 25 de março de 2021

POESIA - HERANÇA COLONIAL

 


Autor: Dimas Costa


Dos que vieram de além-mar

Aportando nestes rincões,

E desbravando sertões,

Nas serranias selvagens,

Trago no sangue as imagens

E restos desses resquícios,

Da força e dos sacrifícios,

Daquela gente sofrida,

Que veio plantar a vida

Um dia nestas paragens.

 

Sou colona descendente

Do antigo homem estrangeiro

Mas que se fez brasileiro

Com coragem e com bravura.

E nesta rústica natura

Com a enxada e o facão,

Fez brotar do virgem chão

Um celeiro de fartura.

 

 

Se gringos foram meus pais

De gringa já pouco tenho.

E por isso que aqui venho

Com meu puro idealismo,

 

Mostrar que meu nativismo

É herança de outros povos

Que criaram seres novos

Prá alma do gauchismo.

 

Fui gerada sob os acordes

Do arado e da enxada.

Sou cria miscigenada

De outra brava descendência,

Que veio unir-se a existência

Do bugre e do português,

Prá construir com altivez

Esta bendita Querência!

 

 

 

 

 

Pesquisa de:

Antonia Valim – Prenda Mirim Farroupilha


Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...