quinta-feira, 11 de março de 2021

Entrevista com Lucia Rocha – A arte de criar



Lúcia Rocha - Artesã Ateliê Brinco de Princesa

Jornal Farroupilha:  Para lhe conhecer melhor  nos diga seu nome , cidade e sua profissão.

Lucia: Lúcia Rocha,  51 anos, artesã - Alvorada RS

Jornal Farroupilha:  Como o artesanato entrou em sua vida?

Lucia: Comecei aos 9 anos quando aprendi a fazer bonecas de retalhos com minha mãe. E amei e não parei mais.

Jornal FarroupilhaSua fonte de renda vem do artesanato?

Lucia: Diria q a  metade sim, pois divido despesas em casa com meu esposo.

Jornal FarroupilhaPoderia nos falar como ter uma renda extra com o artesanato?

Lucia:  Da tranquilo pra se ter renda extra com o artesanato fazendo feiras , oficinas , vendendo nas redes sociais, no boca a boca...

Jornal Farroupilha:  Para que serve o CARTÃO DO ARTESÃO?

Lucia:  O cartão artesão serve pra se ter um registro do q se faz. Onde podemos  emitir notas fiscais e pra se fazer feiras,  sem ter medo de perder as mercadorias pra fiscalização.

Jornal Farroupilha:  Em nossa cidade Alvorada não tem uma casa do artesão, você saberia o porquê?  E se tivesse como ajudaria as  pessoas?

Lucia:  Já fui atrás pra conseguir uma casa do artesão aqui mas não obtive sucesso. Tem que haver mais interesse pelos políticos, pela própria prefeitura. A casa do artesão é um lugar que ajudaria muito os artesões de nossa cidade a expor e vender seus trabalhos. Um lugar fixo com rodízios de artesões em cada dia ou semana, até mesmo a cada 3 meses. Dependendo da quantidade de inscritos. E assim a cidade além de conhecê-los saberia onde encontrar as artes de nossa cidade para comprar.

Jornal Farroupilha:  No inicio de sua trajetória teve dificuldades para divulgar e vender o seu trabalho?

Lucia: Não, Fazia divulgação entre os amigos e a família. O famoso boca a boca porque na época nem telefone a gente tinha acesso.

Jornal Farroupilha:  Você realiza algum projeto social em sua comunidade? Nos fale um pouco.

Lucia: Sim,  no momento  3 projetos: ensino artesanato pras pessoas carentes do meu bairro, ajudo no ctg com vários projetos sociais e coordeno um grupo de crochê, onde fizemos cobertores, de quadradinhos e doamos pras entidades de Alvorada.

Jornal Farroupilha:  Qual a importância do artesanato para crianças e jovens na comunidade? Por exemplo; dentro dos CTGs.

Lucia: O artesanato reciclado é muito importante pros jovens e crianças,  porque ensina a dar um destino pra materiais que poderia estar nos rios, nas ruas , ...ensina a começar um trabalho a aprender de onde vem o sustento de muitas famílias.  Tem muitos que pegam gosto e levam pra casa e ensina pais e mães a ter uma renda extra...

Jornal Farroupilha:  Deixe uma mensagem a todos artesões que com a atual situação do COVID19 passam por dificuldades.

Lucia: A mensagem é  que com o artesanato vocês podem estar ajudando sua família com a renda de casa. Está difícil pra todos,  mas se você criar artes necessárias ao dia a dia das pessoas, você terá vendas sempre. Investe em utilitários e não te faltará vendas. Fé e força que tudo vai passar!!! Confiemos em Deus 🙏





















 Quer conhecer melhor o Trabalho da Lucia?? 

então clica no link da pagina Ateliê Brinco de Princesa 


https://www.facebook.com/ateliebrincodprincesabyluciarocha





 

Entrevista de:

Fabiana Thomaz 

 

Um comentário:

  1. Bela entrevista. parabéns! Lucia aprendi muito contigo e aprendi a amar o artesanato

    ResponderExcluir

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...