quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Entrevista Sr. Jatir Delazeri / LOS ANGELES – ESTADOS UNIDOS

 


Jornal Farroupilha:  Como surgiu a oportunidade de morar nos Estados Unidos?

Jatrir Delazeri:  Trabalhei por 10 anos em uma empresa em Porto Alegre, devido a problemas financeiros, a empresa fez demissões em massa, e eu fui um deles, no mesmo ano(1984) meu irmão que morava nos Estados Unidos, veio a passeio e me convidou para ir trabalhar com ele, em sua oficina mecânica.

Jornal Farroupilha: Como foi os primeiros tempos em outro País?

Jatrir Delazeri: Não tinha conhecidos, somente meu irmão, o trabalho era minha distração, com o passar do tempo foi surgindo um vazio dentro de mim, então comecei nas horas vagas fazer reportagens por escrito para Jornal e Revista do Alto Taquarí, e assim comecei a preencher o vazio que existia em mim.

 Jornal Faroupilha: O senhor construiu um carro, como surgiu a idéia?

 Jatrir Delazeri: Fui a uma exposição de carros, e me chamou atenção um carro de corrida Italiano, logo comecei a comprar as peças, o carro ficou pronto ainda no primeiro ano que estava em Los Angeles, ele é legalizado, Participei de exposições e foi usado em propagandas comerciais. Por onde passo com ele as pessoas param para olhar, ele tem 36 anos.

Jornal Farroupilha: O que lhe incentivou a escrever os livros?

Jatrir Delazeri: Estando em Los Angeles decidi começar uma nova vida, percebi que meus descendentes nada saberiam dos meus ancestrais, foi onde comecei a escrever tudo que sabia.

Ao terminar mandei para uma amiga em Porto Alegre, ela levaria para a Editora, Um Italo Gaúcho em Los Angeles, foi o Primeiro livro , gostei do que escrevi e resolvi escrever mais ,  e assim veio os outros dois livros, contando toda história do surgimento e dos caminhos percorridos por Imigrantes Italianos. O quarto Livro “ O que eu penso da Vida”, é diferente dos outros, seu conteúdo abrange vários assuntos, será publicado em Abril de 2021.

Jornal Farroupilha: Como surgiu a idéia de fundar um Ctg NOS Estados Unidos?

Jatrir Delazeri : A saudade da velha querência foi apertando e essa idéia foi amadurecendo com o tempo, mas levei mais de três anos pesquisando, com Ctgs e outros órgãos até conseguir todas as informações. Aqui em Los Angeles não tive apoio de ninguém, mas no Rio Grande do Sul  tive apoio  de muitas pessoas tradicionalistas, principalmente do Sr. Edson Otto. Mesmo depois do Ctg fundado eu mandava o material de todos os eventos realizados e o Sr. Edson Otto publicava no Jornal Tradição.

Jornal Farroupilha: O senhor esperava todo esse reconhecimento por ter levado a nossa cultura para outro País ?

Jatrir Delazeri: Quando iniciei o trabalho de cultivar e divulgar a cultura gaúcha nos Estados Unidos , nunca pensei em receber algo em troca, com o passar do tempo uns seis anos mais ou menos, percebi que as pessoas estavam valorizando o meu trabalho, e isso é gratificante mas tudo que recebi é fruto de um bom trabalho realizado sem pensar em retorno.

Jornal Farroupilha: O que o Sr. Diria para os gaúchos que estão no Rs e os além das fronteiras?

Jatrir Delazeri:  Aos gaúchos e gaúchas desse mundo a fora, digo para seguir levando a riqueza e a beleza da cultura e das tradições gaúchas e a história do Rio Grande do Sul . Muitas vezes é um trabalho cansativo, mas os resultados são gratificantes, é normal surgir altos e baixos, mas isso acontece em qualquer sociedade o importante é não desistir.

Aos tradicionalistas e amantes da cultura gaúcha de todas as querências um abraço do tamanho do Rio Grande.




Entrevista feita por: 

Sandra Ferreira

1º Chinoca Ctg Sentinelas do Pago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...