quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Culinária /Cuca Alemã

 



O nosso estado é muito diverso isso se dá através  dos colonizadores e imigrantes de diversas partes do mundo ,para o Rio Grande do Sul vieram uma grande quantidade de alemães que influenciaram a nossa cultura e também a culinária gaúcha ,muitas comidas típicas de Alemanha se incorporaram à dieta dos gaúchos, especialmente no Vale dos Sinos, Nova Petrópolis e outras cidades e regiões que receberam grande número destes imigrantes. Por exemplo a tradição dos cafés coloniais e queijos coloniais vieram com eles...Para esta edição traremos um pão doce, bem comum a Cuca! 

RECEITA DA MASSA

 3 xícaras de farinha de trigo (420 gramas)

 1½ xícaras de açúcar (240 gramas)

 ½ xícara de leite (120 mililitros)

 1 tablete de margarina (100 g)

 3 ovos

 2 colheres de sopa de fermento para bolo (fermento químico)

 1 pitada de sal

FAROFA DOCE

2 colheres de sopa de farinha de trigo

 4 colheres de sopa de açúcar

 4 colheres de sopa de manteiga amolecida

 1 colher de chá de canela em pó

Também lhe pode interessar: Cuca alemã com nozes

Passos a seguir para fazer esta receita:

1)      Ligue o forno nos 200ºC. Na batedeira bata as gemas de ovo com o açúcar e a margarina por 5 minutos ou até obter um creme fofo e claro. Este procedimento é importante para conseguir um bolo cuca alemã fofinho.

Dica: Se você quiser pode também colocar 1 colher de sopa de essência de baunilha ou 1 envelope de açúcar de baunilha.

2)      Aos poucos coloque a farinha de trigo peneirada e o leite, sempre batendo em velocidade baixa para incorporar bem os ingredientes. O resultado será uma massa bem consistente.

3)      Bata as claras em neve com uma pitada de sal até ficarem bem consistente. Incorpore as claras na massa de cuca tradicional com a ajuda de uma espátula ou colher e delicadamente para não perder o ar. Por fim coloque o fermento e misture com uma espátula ou colher também.

4)      Massa pronta, prepare a farofa. Para conseguir uma cuca de farofa misture os respetivos ingredientes em uma tigela e amasse com as mãos até conseguir uma consistência de farofa.

  Dica: O segredo da farofa de cuca é aperta levemente os ingredientes com as mãos,   para conseguir flocos que vão deixar a farofa mais crocante!

5) Coloque a massa da cuca numa forma sem furo central, untada e enfarinhada. Se quiser coloque recheio da sua preferência: banana, goiabada, uva, morango, pêssego, doce de leite... e cubra com a farofa. Leve para assar por 35-40 minutos no forno pré-aquecido a 200ºC ou até dourar.

Dica: Nos últimos minutos coloque o forno na função de grill e deixe por mais 10 minutos, para conseguir uma farofa douradinha e crocante.

  6)Quando a cuca estiver pronta retire-a do forno e deixe amornar um pouco antes de desenformar e cortar. Sua cuca está pronta!

 

Pesquisa de :

Antonia Valim

Prenda Mirim Farroupilha Alvorada

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...