quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Cruz de Lorena

 



Tem sua origem e modelo, em três cruzes.

PATRIARCAL, origem império Bisantino no século X, possui um braço menor e foi muito utilizada por bispos e príncipes da igreja crista antiga.

CARAVACA,original da Espanha, símbolo religioso e místico, representa poder e proteção divina.

LORENA, original da França, usada para decorar brasões e escudos.

A história destas três cruzes se cruzam, carregadas de simbologia.

Há estudos que explicam que a origem da Cruz Missioneira, remota de Jerusalém, quando Santa Helena, mãe do imperador Constantino; foi ate a cidade onde encontrou o Santo Sepulcro e a cruz de madeira , onde Jesus foi sacrificado, ela manda uma parte da cruz para Constantino, e os cinco pedaços que ficaram com ela, milagrosamente se uniram, e se transformaram em uma cruz de dois braços.

No longo da história, estudos dizem, que a cruz ressurgiu em Caravaca, na Espanha.

Segundo a mitologia , o rei Mouro, quando ocupou a Espanha, manteve em cativeiro vários Padres, e obrigou um deles a celebrar uma missa,no momento da celebração o sacerdote disse que não poderia prosseguir, pois lhe faltava a Santa Cruz, o imperador esbravejou o sacerdote, e nesse momento o teto se abre em luz, e dois anjos desceram do céu, trazendo a Cruz de Quatro braços.

A Cruz foi trazida pelos Padres Jesuitas que vieram em missão evangelizadora em 1622, quando fundaram São Nicolau.A maioria do Padres tinha origem Espanhola, da cidade de Caravaca de La Cruz.

Objetivamente, a Cruz Missioneira tem  quatro braços, um símbolo regado a histórias, guerras, colonizações, costumes, simboliza fé redobrada, a cruz era  considerada como um amuleto uma  proteção espiritual contra todos os males.

Símbolo cultuado e ostentado com orgulho, é um legado deixado pelos Jesuitas, junto com o povo Guarani, que habitava o pampa gaúcho.

A CRUZ MISSIONEIRA TEM SIGNIFICADO PRÓPRIO , DA ORIGEM DE UM POVO , QUE TEM ORGULHO DE SE CHAMAR GAÚCHO.

 

Pesquisa de : Sandra Ferreira

1º Chinoca Ctg Sentinelas do Pago


Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...