quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Folclore / Boitatá

 



Trazemos a lenda do Boitatá, que é uma lenda bastante conhecida no nosso estado , é um personagem do folclore brasileiro, protetor das florestas...

Segundo pesquisas seria de origem indígena e a palavra significa: cobra(boi) de fogo (tata) na língua Tupi Guarani. Apesar disso a lenda encontrasse num texto do século XVI do Padre Jesuíta José de Anchieta.

Com o tempo alguns detalhes foram modificando-se e também altera o seu nome em algumas regiões do Brasil além de Boitatá tem: Baitatá, Biatatá , Biatatá e Batatão.

A lenda diz que num certo tempo as matas ficaram na escuridão, sem a luz do sol. Fortes tempestades caíram, causando enchentes nas matas e florestas, o que provocou a morte de muitos animais.

Dos poucos animais que restaram, uma cobra, sem ter do que se alimentar, passou a comer os olhos dos animais mortos, que brilhavam no escuro. Com isso, a luz desses olhos foi se acumulando dentro do corpo da cobra, deixando-a totalmente transparente e iluminada.

A cobra iluminada

Porém, alimentar-se de olhos animais deixou a cobra enfraquecida e a mesma morreu, perdendo sua luz interna. Dizem que a luz interna que saiu da cobra se transformou novamente em sol, trazendo a luz de volta para o mundo.

Essa cobra passou a ser chamada de Boitatá, e de sua boca sai uma chama de fogo, que ela usa para queimar caçadores e destruidores das matas e florestas.

O Boitatá se transforma em um tronco, para enganar os lenhadores, e quando os mesmos se aproximam para cortar o tronco, ele vira uma grande chama de fogo, queimando-os.


Pesquisa de :

Antonia Valim       

Prenda Mirim Farroupilha Alvorada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...