quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Gaúchos sem Fronteiras

 

Tema dos Festejos Farroupilhas 2020

Foto: POR RAFAEL VARELA ASCOM SEDAC | COLABORAÇÃO: CÉSAR OLIVEIRA E MAXSOEL BASTOS



Os Festejos Farroupilhas de 2020 já têm tema, a escolha aconteceu durante reunião da Comissão Estadual, online, na segunda-feira, 08 de junho. Como tema foi escolhido “Gaúchos sem Fronteiras”

o tema faz uma homenagem à particularidade do povo gaúcho de espalhar-se geograficamente pelo mundo, porém sem perder suas raízes culturais. “Com a expansão do agronegócio, há algumas décadas, os gaúchos ganharam o Brasil. Hoje vemos centro de tradição gaúcha inclusive na China”.

A escolha do tema também abarca outro elemento fundamental,  o apreço das pessoas de fora pela cultura gaúcha. “É muito comum vermos pessoas que nos visitam, seja a trabalho, ou turismo, levarem um pouco da nossa cultura junto”. Ser gaúcho, na sua opinião, é um estilo de vida.

Estados Unidos, Japão e Polônia são alguns dos países que divulgam a cultura gaúcha, com organizações tão ou mais fortes das que existem no RS, segundo o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). "Lá eles têm algo que nós aqui não temos: a saudade da nossa terra".

A Semana Farroupilha é comemorada fora do Rio Grande do Sul com o mesmo orgulho com que festejamos aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...