quinta-feira, 5 de agosto de 2021

LENDA DO BOTO-COR-DE-ROSA.

 


Conta a lenda que esse animal se transforma em um homem muito bonito e conquistador, que arte a procura de mulheres para seduzi-las.

Existem diferentes versões da lenda, sendo que algumas falam que ele se transforma durante qualquer festa nas comunidades, e outras, que a transformação só acontece na Lua cheia do mês de junho, durante as festividades de Santo Antônio, São João e São Pedro.



O boto, como mencionado, transforma-se em um homem muito bonito, com boa conversa e galanteador. Durante a transformação, ele passa a usar roupas e sapatos brancos, além de um chapéu que tampa o topo de sua cabeça. Esse chapéu seria um disfarce, pois a transformação não é completa, pois, no topo da cabeça estariam as narinas do boto.

Sendo assim, o chapéu esconde a grande evidência de que aquele homem é, na verdade, o boto.

Existem versões da lenda que falam que o boto procura a mulher mais bonita da festa para seduzi-la, outras, que ele não procura necessariamente a mais bonita, mas sim uma virgem.

Depois de seduzi-la, o boto deita-se com ela e, antes do fim da noite, ele a abandona. Essa mulher engravida, e seu filho cresce sem pai, uma vez que o boto voltou para suas águas.

Essa lenda era muito utilizada na tradição popular para explicar os filhos sem pai.

Assim, todo filho que cresce sem saber quem é o pai fica conhecido como filho do boto.

 

O Boto-cor-de-rosa é um dos personagens do folclore brasileiro, sendo sua lenda muito comum na região Norte. É um animal presente nos rios Amazônicos.

 



Pesquisa de:

 Sandra Ferreira - 1 chinoca do CTG Sentinelas do Pago


Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...